A participação das mulheres são-gabrielenses na ação do dia D da Campanha de Preventivo do Câncer do Colo do Útero neste final de semana foi um verdadeiro sucesso. Ao todo, a iniciativa resultou em 297 amostras de Papanicolau coletadas e outras 231 avaliações clínicas das mamas.
Além desses exames, a ação contou com uma programação especial, onde a comunidade recebeu informações sobre o câncer e teve acesso a testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, atendimento odontológico de prevenção, pesagem, além da administração de vitamina A. De acordo com Jucileia Magalhães, coordenadora de Programas de Saúde, dentro dos exames oferecidos, o dia D registrou 6 testes reagentes para sífilis e 1 para HIV.
“Todas as doenças quando são diagnosticadas precocemente respondem melhor ao tratamento e possivelmente a cura na maioria das vezes. Dos exames que realizamos, aqueles que apresentam alterações, já foram encaminhados para o especialista na mesma data”, comentou.
Jucileia também ressaltou que a campanha é apenas uma forma de facilitar e incentivar as mulheres a realização do exame, já que o exame preventivo se encontra anualmente disponível em todas as unidades de saúde da cidade e pode ser agendado. Para as mulheres que realizaram a coleta neste sábado, o prazo para o exame preventivo ser concluído é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito. A próxima ação será realizada no Assentamento Itaqui no dia 28.
Resultado Geral
No total foram realizados 297 preventivos, 231 exames clínicos das mamas, 306 testes de HIV, sífilis, hepatites B e C (cada), 344 avaliações odontológicas, 47 administrações de vitamina A para crianças e 570 pesagens do Auxílio Brasil.