Na noite de 23 de novembro, em Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Zumbi dos Palmares”, na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), foram homenageadas personalidades Negras, em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra.
A comenda é concedida às pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate a quaisquer discriminação ou preconceito.
Neste ato solene, a Professora Mestre (UEMS/2021), Fabiana Lúcia de Souza, graduada em História (FIC/FAVA) e Pedagogia (UFMS), pós-graduada em ambas as áreas de formação, educadora há 20 anos na rede pública municipal de Chapadão do Sul (MS), foi uma das homenageadas. A professora possui estudos sobre o processo de escravização dos negros e sobre a implementação de políticas públicas de ações afirmativas no stricto sensu. A dissertação do mestrado, “Ações Afirmativas na pós-graduação: a experiência nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul”, sob a orientação da Dra. Maria José de Jesus Alves Cordeiro. Objetivou compreender o processo de criação e implementação das ações afirmativas no stricto sensu, nas três universidades públicas de Mato Grosso do Sul.
Fabiana Souza tem sua vida escolar pautada em compreender os meandros do preconceito racial, no intuito de combate-lo. “Ser negro/a no Brasil é um ato de resistência, nossas existências e coexistências necessitam de conhecimento para que possamos ocupar espaço de poder”, conhecimento é Poder.
A mestra Fabiana Souza conclui: me sinto extremamente honrada com essa homenagem, pois diante das grandes sanções vivenciada ao longo da minha trajetória, constituir se, cidadã negra, à educação foi a mola propulsora para a liberdade: social, intelectual e financeira. Viva, Zumbi dos Palmares.