Polícia Militar divulga números das ações de enfrentamento a violência contra a mulher em 2022 na área da 3ª CIPM

3ª CIPM – A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Amambai, responsável também pelo policiamento preventino nos municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, divulga os números das ações preventivas de enfrentamento a violência contra a mulher, feito por meio dos protocolos do Programa Mulher Segura – PROMUSE PMMS e do Projeto Reinventando Masculinidades desenvolvido em parceria com o Fórum da Comarca de Amambai.

O PROMUSE teve seu início na 3ª CIPM/Amambai em 2014 como um projeto que adota protocolos no sentido de melhorar a qualidade e humanizar o atendimento policial militar dos casos de violência doméstica e familiar e tornou-se um programa institucional em 2018, sendo implantado para nos demais municípios sul-mato-grossenses como uma iniciativa da Polícia Militar na prevenção.

O programa garante o atendimento competente e especializado à mulher vítima que precisa do atendimento emergencial por meio de chamada 190 e assegura que os agressores fiquem afastados por intermédio do policiamento preventivo de  fiscalização de cumprimento da medida judicial, no qual as equipes de serviço vão a casa das mulheres favorecidas pela odem judicial para garantir a segurança das vítimas, seus filhos e demais familiares.

Em Amambai e demais municípios da 3ª CIPM que possuem comunidade indígenas o PROMUSE também é uma forma de entrada e aproximação, levando proteção e cidadania às mulheres guarani-kaiowa. Destacamos também a interação que o PROMUSE tem com os demais órgãos e instituições, como FUNAI, CASAI, SESAI, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, CRAS, CREAS etc. que permite o encaminhamento de outras vulnerabilidades das famílias que estão associadas à violência doméstica.  O trabalho em rede tem o objetivo de garantir a aplicação da lei e acolher as vítimas e apoiá-las visando romper o ciclo da violência e fazer cessar e impedir novos casos envolvendo as mesmas pessoas ou famílias.

Outra ação, que acontece somente em Amambai, e que complementa o PROMUSE, é o atendimento aos homens agressores, desfavorecidos por medidas protetivas, por meio do Projeto Reinventando Masculinidades, que teve início na unidade em outubro de 2020 e continuidade em 2021 e 2022. O projeto, em parceria com o Poder Judiciário local,  prevê uma palestra individual feita por um policial militar para o homem autuado. Na palestra é abordado o tema masculinidade hegemônica e sua relação com a violência doméstica e familiar contra a mulher. É também um momento de orientação sobre as medidas protetivas e sobre a rede de ajuda disponível, prevenindo o descumprimento da ordem de restrição e a reincidência dos homens no crime.

 

Fonte: PMMS

Notícias semelhantes