O Palmeiras encerrou os testes antes da estreia em 2023 ao vencer Audax e Monte Azul, nesta terça-feira, em jogos-treinos disputados no Allianz Parque. O técnico Abel Ferreira usou formações distintas, fez várias mudanças e deu indícios de como pretende utilizar os jogadores ao longo da temporada.
O ge acompanhou os dois jogos e detalha as possibilidades, as possíveis mudanças e o que esperar do elenco palmeirense em 2023.
O Verdão venceu todos os cinco jogos-treinos que realizou durante a preparação para a disputa do Campeonato Paulista, principal competição que abre o calendário. Foram 17 gols marcados e três sofridos.
Veja os resultados dos jogos-treino do Palmeiras na pré-temporada 2023:
- Palmeiras 3 x 1 Suzano – (Gols: Bruno Tabata, Dudu e Rafael Navarro)
- Palmeiras 3 x 1 São José – (Gols: Dudu, Atuesta e Breno Lopes)
- Palmeiras 3 x 1 Desportivo Brasil – (Gols: López, Merentiel e Danilo)
- Palmeiras 3 x 0 Audax – (Gols: Dudu, Kuscevic e Gabriel Menino)
- Palmeiras 4 x 0 Monte Azul – (Gols: Rony [2], Garcia e López)
Gols na pré-temporada:
- 3 – Dudu
- 2 – Rony e López
- 1 – Rafael Navarro, Garcia, Merentiel, Kuscevic, Danilo, Bruno Tabata, Gabriel Menino, Atuesta e Breno Lopes.
Pontos positivos
- Defesa sólida
Com duas mudanças na configuração titular que deve iniciar o ano, o Palmeiras deu mostras que segue com o setor defensivo sendo o principal alicerce do time. Abel Ferreira iniciou a atividade contra o Audax com Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Kuscevic e Vanderlan. Os dois últimos são considerados reservas, mas tiveram boa participação na atividade.
Kuscevic marcou o segundo gol do jogo-treino e apareceu diversas vezes no ataque, também demonstrando segurança quando atacado pelo Audax, que disputará em 2023 a Série A3 do Campeonato Paulista.
Vanderlan deu a assistência para o gol de Gabriel Menino, que fechou a vitória palmeirense. O lateral ganhou espaço com Abel e é o reserva imediato de Piquerez. O bom desempenho na temporada passada culminou com o empréstimo de Jorge ao Fluminense.
No segundo teste do dia, com Luan e Murilo na defesa, ao lado de Mayke e Piquerez, o Palmeiras também pouco sofreu. Mais uma vez, Weverton e Marcelo Lomba alternaram e atuaram um tempo cada. O Verdão provou que possui quatro zagueiros de níveis parecidos, dentro de um sistema ofensivo sólido.
- Entrosamento
O Palmeiras demonstrou muita segurança defensiva e boa movimentação ofensiva contra o Audax. Atuando em uma formação variável entre o 3-5-2 e o 4-3-3, o Verdão teve modificações na configuração do ataque, com as entradas de López e Navarro compondo o trio com Dudu. Os dois jogadores devem ser reservas, mas têm sido testados em uma variação de esquema e atuando em outras funções. Navarro, por exemplo, atuou aberto pela esquerda.
A mesma sintonia pôde ser vista contra o Monte Azul, no segundo compromisso do dia. Mesmo sem utilizar desde o início todos os jogadores que devem ser titulares, a proposta foi mantida.
Com a mescla de titulares e reservas, o Palmeiras mostrou boa construção na saída de jogo e recomposição defensiva, marcas registradas de Abel Ferreira.
A formação do Palmeiras contra o Audax
Abel Ferreira escalou o Palmeiras contra o Audax com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Kuscevic e Vanderlan; Danilo, Atuesta e Raphael Veiga; Dudu, Rafael Navarro e López.
No segundo tempo, o treinador promoveu as entradas de Marcelo Lomba, Gabriel Menino, Endrick, Zé Rafael, Bruno Tabata, Mayke e Jailson
Os titulares contra o Monte Azul
Abel Ferreira iniciou o segundo jogo-treino do dia com: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Jailson, Zé Rafael e Bruno Tabata; Rony, Giovani e Endrick.
Ao longo do segundo tempo o treinador promoveu diversas mudanças com as entradas de Marcelo Lomba, Marcos Rocha, Gabriel Menino, Breno Lopes, Danilo, Atuesta, Dudu e Raphael Veiga.
No terceiro tempo, entraram Vinicius Silvestre, Naves, Garcia, Jhon Jhon, Kauan, Vitor Reis, Uberaba, Riquelme Filipi, Rafael Coutinho e Merentiel.
Pontos negativos
- Ausência de alternativas
A saída de Gustavo Scarpa abriu uma importante lacuna no setor de criação do Palmeiras, que será ainda mais dependente de Raphael Veiga ao longo de 2023. E isso ficou evidenciado pelo primeiro tempo de Veiga, que sofreu com a falta de ritmo de jogo após passar a reta final da temporada lesionado.
O mesmo pode ser levando em consideração no ataque. Com Dudu, Rony e Endrick inquestionáveis, os outros jogadores do setor terão uma temporada em busca de afirmação. López, Merentiel, Navarro, Breno Lopes e o jovem Giovani terão de mostrar que podem ser opção para Abel Ferreira, que em 2022 chegou a improvisar o lateral Mayke na posição.
Quem se destacou
- Kuscevic
Considerado o quarto zagueiro do elenco, atrás de Gómez, Murilo e Luan, Kuscevic demonstrou boa capacidade técnica atuando como titular contra o Audax. Seguro defensivamente, teve boa sintonia ao lado do capitão palmeirense. Além disso, ofensivamente teve boa participação marcando um gol e arriscando subidas ao ataque, finalizando de fora da área e levando perigo. Mostrou-se uma boa opção para o extenso calendário brasileiro.
- Marcelo Lomba
Substituiu Weverton no segundo tempo contra o Audax e participou muito com a melhora do rival após as várias mudanças promovidas por Abel Ferreira. Com contrato renovado até o fim do ano, o goleiro passou segurança e a confiança de que o Verdão está bem servido no caso de ausência de Weverton.
No segundo teste, contra o Monte Azul, fez ótima defesa no segundo tempo e apareceu bem nas vezes em que foi exigido. Esbanja boa forma física e reflexos, sendo o grande destaque defensivo das atividades da terça-feira.
- Rony
Mesmo atuando pelo lado esquerdo, posição de origem quando chegou ao Palmeiras, Rony não deixou de ser opção como referência no ataque, marcando dois gols na vitória sobre o Monte Azul. E teve a vida facilitada pela companhia de Endrick, que ajudou a abrir espaços na defesa e deixar Rony como elemento surpresa na área. A dupla pode ajudar muito Abel Ferreira na variação de jogo sem precisar mudar peças que estão em campo.
Quem não foi bem
- Merentiel
Teve movimentação tímida atuando como centroavante, não conseguindo desempenhar o papel que se esperava de um jogador na função diante de um adversário frágil. É um jogador que tem o futuro indefinido e isso ficou claro sendo uma das últimas opções nos jogos-treino.
- Bruno Tabata
Levando em consideração os minutos em que ficou em campo nos dois jogos-treinos, ainda precisa se encontrar como articulador no meio-campo. Pela maneira como foi escalado, Bruno Tabata será o reserva imediato de Raphael Veiga no setor de criação. Por isso, precisa ter maior participação e assumir o papel de fio condutor entre defesa e ataque.
- Rafael Navarro
Atuando como atacante de beirada pela esquerda contra o Audax, Rafael Navarro precisa provar que é útil ao técnico Abel Ferreira para figurar como candidato a uma vaga no time em 2023. Como referência no ataque a vida não será fácil, já que tem a concorrência de Rony, Endrick e López. Por isso, Abel procura uma nova função para o jogador no ataque, também buscando preencher uma lacuna deixado pela saída de Wesley. No entanto, pelo menos por enquanto, não parece ser uma boa saída para o até então centroavante.
Fonte: Globo Esporte