A cidade de São Gabriel do Oeste começou a aplicar a vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19 em todas as suas Unidades de Saúde na última semana. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina bivalente proporciona melhor imunidade contra o vírus da cepa original e a variante Ômicron e tem um perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.
De acordo com Thaís Marocco, coordenadora de Atenção Básica e Imunização, a partir desta terça-feira (28), além do público-alvo anunciado pelo Ministério, a Secretaria de Saúde começará a vacinar a população acima de 60 anos de idade e gestantes e puérperas que tenham recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e estejam com o esquema vacinal básico completo.
Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido no mínimo duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose, como já apontado, há pelo menos quatro meses. Thaís explicou que as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina devem receber a dose da monovalente antes de tomar a Pfizer Bivalente.
As vacinas são aplicadas todas as terças e quintas-feiras nas Unidades de Saúde da cidade, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O público-alvo da campanha inclui abrigados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.