Secretária de Educação visita escolas e entidades em São Gabriel do Oeste para avaliar segurança

Durante esta semana, a secretária de Educação de São Gabriel do Oeste, Danielle Emiliani, acompanhada pelos delegados da Polícia Civil Fabio Magalhães e Matheus Vital, esteve visitando as unidades escolares da cidade, CMEIs e as entidades Casa da Vovó Aida (Fabiano de Cristo) e Comunidade Kolping. O objetivo da visita foi avaliar a segurança nas escolas e reforçar as orientações aos gestores escolares sobre as medidas a serem adotadas.

Com a preocupação crescente com os ataques violentos em escolas por todo o país, a secretária da pasta está trabalhando de forma intensa em colaboração com os órgãos de segurança para monitorar quaisquer suspeitas ou boatos em circulação. Como parte das medidas tomadas, Danielle anunciou a implantação de um Protocolo de Segurança (PSE) nas unidades escolares, embora tenha deixado claro que não haverá alteração na rotina de aulas neste momento. Ela fez questão de tranquilizar pais e professores, garantindo que as atividades dos alunos continuarão normalmente.

O objetivo do PSE é oferecer ferramentas que instrumentalizem um ambiente de paz e segurança, tanto no aspecto preventivo quanto reativo às ameaças presentes na vida em sociedade. As medidas incluem um controle rígido de entrada de qualquer cidadão nas escolas, fechamento dos portões durante todo o período de aula, seguimento dos horários preestabelecidos de entrada e saída de estudantes e um supervisor nos portões das escolas. Os profissionais da educação serão capacitados para identificar qualquer possível ameaça no ambiente escolar e as câmeras de segurança serão monitoradas.

Além disso, está sendo adotado um canal rápido de comunicação com as polícias Militar e Civil, que estarão disponíveis para a troca de informações sobre segurança e conselhos na área. As forças policiais já reforçaram durante a semana a ronda escolar, dando suporte e mantendo a proteção de todos os estudantes nas entradas e saídas das escolas e CMEIs. Outras ações constantes no protocolo serão implementadas, incluindo a instalação de concertinas nos muros das unidades escolares, adequação de altura de muros e criação de uma central de monitoramento de câmeras.

Finalizando a visita, Danielle alertou novamente para a importância de combater a disseminação de notícias falsas relacionadas à violência em escolas e comentou sobre a necessidade de se verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, especialmente aquelas sem fontes oficiais confirmadas. A secretária orienta que suspeitas de ataques a instituições sejam denunciadas pela internet na nova plataforma criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.mj.gov.br/escolasegura), que permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente.

Com estas medidas, a Secretaria de Educação de São Gabriel do Oeste busca garantir a segurança dos alunos e professores das escolas da cidade, além de tranquilizar a comunidade escolar e pais dos estudantes.

Notícias semelhantes