A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Estado de Saúde por meio da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores (CECV), realizaram uma Oficina para Aprimoramento do Controle de Vetores em São Gabriel do Oeste, com o objetivo de ampliar a qualidade técnica das ações de controle vetorial.
O curso foi direcionado para técnicos municipais responsáveis pelo Programa de Controle de Vetores, supervisores de área e supervisores de campo, e teve como propósito preparar os diversos setores responsáveis pelo controle e combate da dengue e de outras doenças no estado, através da adição de conhecimentos e atualização dos profissionais.
De acordo com Márcia dos Santos Souza, coordenadora de Agentes Comunitários e Vigilância Epidemiológica, a oficina teve aulas teóricas e práticas, incluindo visitas nas residências e nos pontos estratégicos com todos os servidores. Os técnicos e agentes são responsáveis por dar suporte ao município para controle de doenças, percorrendo as casas do município e levantando o direcionamento das ações necessárias para que o município não enfrente uma epidemia.
A oficina teve a duração de três dias e buscou preparar esses profissionais para o trabalho de prevenção e possíveis epidemias. Márcia enfatizou a importância do treinamento em parceria com o Estado para ampliar ainda mais o olhar para o bem-estar da comunidade.