Aconteceu no dia 16 de maio de 2023 o V FORUM DE DESENVOLVIMENTO DA SUINOCULTURA DO MS na cidade de Dourados.
O Fórum foi um dos 20 eventos e aproximadamente 70 palestras da EXPOAGRO DOURADOS edição 2023, a maior feira agropecuária do estado do Mato Grosso do Sul.
Com mais de 500 inscrições feitas antecipadamente para o ciclo de palestras nesta quinta edição, este evento vem se mostrando de extrema importância para a suinocultura Sul-Mato-Grossense.
Temas pertinentes foram tratados em 4 palestras distintas e que contaram com a participação massiva dos inscritos. Foram elas:
SUSTENTABILIDADE E CARBONO ZERO NA SUINOCULTURA
Palestrante Celso Philippi Junior.
O palestrante fez uma grande introdução do tema mostrando como se encontra o atual cenário da suinocultura no Mundo, Brasil e no Mato Grosso do Sul que, apesar de ainda ter um percentual modesto na produção nacional se comparado aos estados da região Sul, tem se destacado com altos índices de qualidade e crescimento com o passar dos anos, tendo potencial para se tornar no futuro o grande celeiro da atividade no país.
Foi apresentada aos ouvintes uma gama de oportunidades de neutralização de impactos ambientais e também de negócios para as granjas que não só a suinocultura em si.
– Uso de BIOGÁS para produção de energia elétrica.
– Uso de resíduo ratado para fins agronômicos.
– Créditos ambientais.
– Certificação ambiental.
– Comercialização de energia elétrica.
– Uso de biometano para motores à combustão.
– Comercialização de biometano e CO2.
Esses foram temas tratados e explanados com exemplos reais de fazendas com ações de sucesso, todas em plena atividade.
Nossos cooperados presentes puderam acompanhar e enxergar muitas possibilidades para suas granjas.
GESTÃO DE PESSOAS – CONTRATAÇÃO E DEMISSÃODE FUNCIONÁRIOS E ABORDAGENS DO DIA A DIA Palestrante Miguel Cavalcante.
“Lidar com pessoas é algo difícil e que requer envolvimento direto dos líderes ou proprietários de uma granja ou de qualquer estrutura agrícola.
De uma forma bem didática e com exemplos bastante elucidativos, o palestrante pôde passar aos ouvintes dicas importantes de como lidar com os colaboradores das granjas no dia a dia e em assuntos delicados como contratação e demissão.
Uma equipe é reflexo de seu líder. O desempenho da mesma, seja ele positivo ou negativo, é de inteira responsabilidade deste líder.”
Aprendeu-se nesta palestra a importância das tomadas de decisão e seus desdobramentos a curto, médio e longo prazo.
Alguns destaques deste tema foram:
– Como atrair e reter negócios no agro através do E P I: ENERGIA – PRESENÇA – INTENSÃO.
– A importância de se investir em VPM – Valor Profissional de Mercado – nas carreiras pessoais.
– As 3 bases indispensáveis da Gestão de Pessoas: PESSOAS – PROCESSOS – LIDERANÇA.
Ao final da palestra os participantes do evento, puderam ter um panorama da importância e da influência (positiva ou negativa) dos líderes ou proprietários na forma de trabalho de seus colaboradores.
SUCESSÃO FAMILIAR E HOLDING – Palestrante Daniel Bushatsky
O palestrante trouxe ao público temas relativos a sucessão familiar e as várias formas de constituição de empresas nas propriedades rurais.
Foram dados exemplos claros das muitas opções para o proprietário rural constituir suas empresas, divisão de bens, formação de holdings, tributações que incidem sobre cada formato e formas de distribuição de bens como testamentos ou inventários.
A questão da sucessão familiar é de suma importância para a suinocultura, pois garante a continuidade da cadeia produtiva mesmo após a morte ou afastamento dos proprietários iniciais.
SUINOCULTURA 5.0 COM VISÃO DE FUTURO -José Antônio Ribas Junior.
A palestra foi ministrada e disponibilizada on-line e trouxe aos participantes informações e elementos para se pensar o futuro da suinocultura no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul.
Com uma delegação de mais de 50 pessoas composta por colaboradores e cooperados, a COOASGO marcou presença no evento.
A participação da COOASGO no Fórum faz com que nossos cooperados enxerguem a suinocultura como um todo, tenham contato com outras realidades fora da nossa região, interajam com outros produtores e aproveitem para adquirir conhecimento trocar experiências acrescentando sempre mais para suas granjas. Temos contatos com o que há de mais moderno e inovador no setor e consigam, principalmente enxergar e identificar possibilidades de crescimento para seu negócio. Sejam elas dentro ou fora da granja. Fico satisfeito que o número de participantes da COOASGO, venha aumentando a cada edição do Fórum.
Diz Marcos Ângelo Piaia, gerente de produção da COOASGO.
“Meu marido e eu tentamos sempre absorver o máximo de eventos como este para colocarmos em prática as dicas na nossa propriedade. Pois queremos sempre fazer o melhor que estiver ao nosso alcance.”
Sra. Lindaura Urias Afonso de Lima, proprietária de granja, cooperada e integrante do atual conselho fiscal da COOASGO.
Fica mais uma vez comprovado que a participação em eventos como este, promove o crescimento dos produtores através do acesso à informação, troca de experiências e consolida cada vez mais a suinocultura como grande potencial econômico para o estado de Mato Grosso do Sul.
Parabéns à ASUMAS pela organização e realização de mais um evento dessa importância para a suinocultura no estado.