Saber administrar o tempo e cultivar os relacionamentos são algumas das dicas para você combater as tensões no ambiente de trabalho. O estresse pode prejudicar a harmonia e a produção de um colaborador ou de uma equipe. Os profissionais precisam aprender a lidar com esse mal.
Nem sempre os sintomas do estresse podem ser identificados com facilidade. Falta de concentração, desânimo, tristeza, apatia, irritação, tensão muscular e queda no desempenho, são algumas características de um colaborador ou ambiente de trabalho estressado.
Visando identificar e incentivar a procura de ajuda para o estresse no trabalho, o técnico de Enfermagem da COOASGO Luiz Gustavo Ferreira, vem realizando um ciclo de palestras nas unidades. Alguns dos assuntos abordado foram: Identifique o que está provocando o estresse; cuide da saúde; seja flexível; não guarde os problemas para si e procure ajuda profissional.
Com esse ciclo de palestras pode ser avaliado o quanto nós necessitamos de cuidado, orientação e empatia. O simples fato de fazer os colaboradores refletirem sobre suas ações do dia a dia, pode levá-los a reavaliarem hábitos que os põe em situações de desconforto ou estresse. Através dessa autorreflexão nota-se que pequenas melhorias já conseguem fazer diferença no humor. Destacou o técnico de Enfermagem Luiz Gustavo Ferreira
Às vezes, cuidar de si mesmo é fazer exercícios e comer bem. Às vezes, é passar um tempo com seus entes queridos ou curtir na natureza. E, às vezes, é assistir um programa de TV ou um filme em um fim de semana, enquanto você relaxa de pijama. Ou seja, faça algo que você goste, que te faça bem e que acalme sua alma.