Operação da Polícia Civil e Iagro encontra 85 bovinos em situação de maus-tratos

Quase 100 cabeças de gado foram encontrados em situação de maus tratos em uma chácara, localizada na região da Chácara das Mansões, em Campo Grande.

O flagrante aconteceu durante ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).

Conforme a Polícia Civil, a chácara tem 10 hectares e está localizada às margens de estrada vicinal que tem início e passa pela lateral do bairro região da Chácara das Mansões (BR-163), banhada pelo Córrego Cabeceira Comprida.

Na propriedade, foram encontrados cerca de 85 garrotes, com idade entre 8 a 10 meses, das raças gir-holandês e girolando.

Os animais estavam doentes, com indícios de subnutrição, e outros mortos em decorrência de pneumonia, conforme aferição de médico veterinário do Iagro.

Na chácara havia uma casa de alvenaria, que apresentava aspecto de abandono, o que demonstra que não há moradores e não havia frequência de humanos.

Tanto a Polícia Civil quanto a Iagro seguem com diligências para identificar o proprietário ou arrendatário da chácara.

Quando for identificado, o proprietário será responsabilizado criminalmente pelo crime de maus-tratos.

Ele também será orientado sobre as medidas que deverão ser adotadas de manejo para salvar o rebanho que ainda está vivo.

Proprietário será notificado sobre ações de manejo para salvar gado que está debilitado
Proprietário será notificado sobre ações de manejo para salvar gado que está debilitado (Foto: Divulgação)
Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes