Quase 100 cabeças de gado foram encontrados em situação de maus tratos em uma chácara, localizada na região da Chácara das Mansões, em Campo Grande.
O flagrante aconteceu durante ação conjunta da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (Iagro).
Conforme a Polícia Civil, a chácara tem 10 hectares e está localizada às margens de estrada vicinal que tem início e passa pela lateral do bairro região da Chácara das Mansões (BR-163), banhada pelo Córrego Cabeceira Comprida.
Na propriedade, foram encontrados cerca de 85 garrotes, com idade entre 8 a 10 meses, das raças gir-holandês e girolando.
Os animais estavam doentes, com indícios de subnutrição, e outros mortos em decorrência de pneumonia, conforme aferição de médico veterinário do Iagro.
Na chácara havia uma casa de alvenaria, que apresentava aspecto de abandono, o que demonstra que não há moradores e não havia frequência de humanos.
Tanto a Polícia Civil quanto a Iagro seguem com diligências para identificar o proprietário ou arrendatário da chácara.
Quando for identificado, o proprietário será responsabilizado criminalmente pelo crime de maus-tratos.
Ele também será orientado sobre as medidas que deverão ser adotadas de manejo para salvar o rebanho que ainda está vivo.