A força dos ventos em Jardim, a 237 quilômetros de Campo Grande, destruiu os suportes das torres de transmissão, na tarde de segunda-feira (5), chegando a quase 100 km/h. Imagens compartilhadas pela concessionária Energisa mostram que o ferro entortou na queda.
Em comunicado, a concessionária informou que equipes trabalharam até 0h58, quando o abastecimento nas cinco cidades afetadas foi reestabelecido.
“Os reparos foram de alta complexidade e a dificuldade de acesso tornou a execução do serviço ainda mais desafiadora. O atendimento contou com suporte, inclusive, de maquinários pesados e guindaste para adequação das torres de transmissão, derrubadas pela força dos ventos”.
A severidade do temporal deixou Jardim, Nioaque, Guia Lopes, Porto Murtinho e o distrito de Vista Alegre, em Maracaju sem luz por algumas horas.
Ventos de 84 km/h
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), na segunda-feira foram observados rajadas de vento de 84,9 km/h em Ivinhema. Em seguida está Dourados (82,8 km/h), Aral Moreira (77,4 km/h) e Sete Quedas (75,6 km/h).
O alerta de chuvas intensas permanece até 10h de quarta-feira (6) nas regiões afetadas. A previsão indica chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhada de ventos de até 60 km/h.