Segurança no ambiente de trabalho é algo de extrema importância em qualquer empresa ou instituição. Seja no setor público ou privado, zelar pelo bem-estar e segurança dos trabalhadores é essencial. Pois ao garantir ao trabalhador um ambiente, seguro, saudável e com condições adequadas para a execução de suas tarefas, consegue-se que o desempenho deste trabalhador cresça, fique mais motivado e com isso aumente também os resultados. Além de aumentar a produtividade e fortalecer a imagem da empresa tanto interna quando externamente, a empresa reduz gastos, evita afastamentos do trabalho, demonstra comprometimento e entrega credibilidade. Com cooperativas como a COOASGO não seria diferente.
O projeto REGRAS DE OURO DA SEGURANÇA DA COOASGO chega para legitimar tudo isso. Desenvolvido pela cooperativa em conjunto com a empresa Salubre Treinamento e Desenvolvimento Profissional, através de uma parceria com o SESCOOP/MS este projeto visa criar de forma incisiva e definitiva a cultura da segurança do trabalho dentro da COOASGO.
Por meio de 4 dias de treinamento ministrados pelo profissional Alcione Terlamp da Salubre, todos os colaboradores da cooperativa tiveram orientações sobre as regras e tomaram consciência da importância em segui-las à risca, sendo assim capacitados não só para utilizarem as regras, mas também para atuarem como observadores atentos, quase que fiscais da utilização das mesmas. Atitudes que visam melhorar o engajamento e performance da equipe para que a meta de ZERO ACIDENTES DE TRABALHO seja alcançada e as REGRAS DE OURO cumpram seu papel gerando resultados positivos para a cooperativa.
As duas primeiras turmas aconteceram no dia 02 de outubro na Granja Multiplicadora de Rio Verde de Mato Grosso, onde 45 colaboradores passaram pela capacitação. Já nos dias 03, 04 e 05 de outubro tivemos 6 turmas, duas por dia, no auditório da ACISGA, em São Gabriel do Oeste onde mais 231 colaboradores e 15 jovens aprendizes se capacitaram.
Ao todo participaram dos treinamentos 291 pessoas.
“A elaboração das Regras de Ouro da COOASGO é um divisor de águas em relação a Segurança e Saúde do Trabalho. Esse trabalho é a implementação de uma cultura de segurança. Não é apenas um treinamento, mas sim uma mudança de comportamento e atitude, pois entendemos que segurança é uma questão de atitude. É algo que não pode ser negociado. Esse projeto tem o apoio das lideranças e da diretoria, pois todos entendem e desejam que no final do dia todos os nossos colaboradores e terceiros possam retornar para seus lares com saúde e segurança. Foi uma semana intensa de treinamentos e informações onde pudemos perceber que os colaboradores compreenderam e abraçaram essa ideia de que Segurança é responsabilidade de todos”. Afirmo com certeza que a segurança é hoje um valor para a Cooperativa.
Destacou Sueli Cristina da Silva Coordenadora de RH.
“Eu como CIPEIRA vejo as Regras de Ouro da COOASGO como mais um cuidado da cooperava com seus colaboradores, nós. A apresentação das regras foi muito legal, recebemos spoiler das regras alguns dias antes da semana da SIPAT acontecer. Além dos treinamentos das regras de ouro nos CIPEIROS (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da cooperativa realizaram DDS (Diálogo Diário de Segurança) e pudemos ver que os colaboradores estavam afiados respondendo todos os quiz de perguntas”.
Aline Pereira de Freitas, CIPEIRA da COOASGO.