MS foi Estado com maior aumento de casos de suicídio de policiais

Mato Grosso do Sul está entre os estados em que houve aumento no número de agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e de outras corporações que tiraram a própria vida, entre 2021 e 2022. A informação é do Jornal Folha de São Paulo, com base em dados fornecidos através da Lei de Acesso à Informação. Entretanto, não há a quantidade exata de suicídios.

O material do jornal paulista revela que de um caso em 2021, ocorreram cinco em todo Brasil no ano passado. Em 2023, foram pelo menos três casos até o momento. Aqui em MS, o caso de maior repercussão foi em novembro de 2021, quando o agente da PRF, Tony Emerson Moretto, de 48 anos, foi encontrado morto em uma área de mata, próximo à rodovia MS-040, na região das Moreninhas.

Além de MS, outros cinco estados apresentaram crescimento nos casos de suicídio entre agentes de segurança entre 2021 e 2022: Paraná, Goiás, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Nessas regiões, por exemplo, essa causa de morte é maior do que a gerada por confrontos em serviço.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho deste ano trouxe a trágica estatística do Estado. Nele, mostra-se que Mato Grosso do Sul teve a maior taxa de suicídios entre policiais militares e civis no Brasil em 2022. De três casos em 2021, foram quatro no ano seguinte. Em 2021, o Estado se manteve empatado com Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul.

A reportagem acionou a PRF em MS para saber informações sobre os casos e foi orientada a pedir informações da sede da PRF, em Brasília.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS

Notícias semelhantes