Os 36.528 mil eleitores de Mato Grosso do Sul não estão aptos para exercer o seu direito a voto nas próximas eleições municipais. Segundo a Justiça Eleitoral, somente na última eleição, foram mais de 2.500 títulos cancelados por não aderirem à identificação biométrica.
Por conta desse alto índice de títulos cancelados, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem alertando a população para que os eleitores não deixem para solucionar seus problemas com a Justiça Eleitoral na última hora. O eleitor que esteja pendente, deve comparecer ao cartório eleitoral ou em algum posto de atendimento para regularizar o seu título de eleitor.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, os mais de 36 mil eleitores que estão com seus títulos cancelados, puderam votar nas últimas eleições, por mera liberalidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, agora ficarão impedidos de votar nas próximas eleições municipais, caso não regularizem a sua situação eleitoral até o próximo fechamento eleitoral, que é no dia 8 de maio de 2024.
Segundo o TSE, há eleitores pendentes nos municípios de Alcinópolis, Anaurilândia, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Figueirão, Ladário, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Terenos e Três Lagoas.
Por causa desse alto número de pendentes, a Justiça Eleitoral conclama que eleitores dos municípios relacionados acima, devem comparecer em um cartório eleitoral ou posto de atendimento para regularizar a situação.
Você pode consultar a sua situação regular no QRCode abaixo e no link.
Confere abaixo como você pode fazer isso.
A)Entre no www.tre-ms.jus.br no link e depois vá em “Serviços”.
B) Logo após, clica em “Situação Eleitoral”.
C) Usando a câmera do seu aparelho celular, faça a leitura do QR Code disponível abaixo, que o direciona para o link “Situação Eleitoral”;
D) comparecendo ao cartório eleitoral ou posto de atendimento.
Fonte: Correio do Estado