Um surto de Influenza é investigado entre militares do Exército Brasileiro (EB), em Bela Vista (MS). Ao todo, 48 militares procuraram o serviço médico após um treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A morte do soldado Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, após a instrução também é apurada.
A situação de emergência passou a ser apurada no último sábado (27), quando a morte do soldado Vinícius foi confirmada na Santa Casa de Campo Grande. Nesta terça-feira (30), 24 militares seguem internados em Bela Vista, sendo dois em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). As informações são da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
Em nota, a brigada informou que 48 militares foram ao Hospital Municipal de Bela Vista com sintomas semelhantes de infecção viral. Dos 24 militares internados, cinco já receberam alta hospitalar, conforme comunicado do Exército.
Casos de Influenza confirmados e medidas de proteção
Entre os militares, quatro casos de Influenza foram confirmados a partir de exames laboratoriais.
A partir das confirmações, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a prefeitura de Bela Vista adotaram estratégias para conter a disseminação da doença na cidade. Veja abaixo as medidas:
- Reforço no Serviço de Saúde da Unidade com equipes médicas multiprofissionais e ambulâncias;
- Estabelecimento de um circuito de ambulâncias para a remoção de pacientes para hospitais com recursos mais amplos, incluindo suporte intensivo durante o transporte;
- Estabelecimento de um grupo de suporte para os familiares dos afetados, oferecendo apoio psicológico e espiritual;
- Realização de uma campanha emergencial de vacinação contra a Influenza, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista, abrangendo todo o efetivo do Regimento.
Morte de soldado
Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, morreu após passar mal durante um acampamento básico de treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, realizado nesta sexta-feira (26), na cidade de Bela Vista (MS) – a 324 quilômetros de Campo Grande.
Em nota, o Exército informou que Vinícius participava de um acampamento de instrução básica, quando passou mal, apresentando sintomas de febre, diarreia e com pressão instável. Após ser hidratado e medicado e sem ter melhoras, o soldado foi levado para o hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico.
A nota diz ainda que o soldado Vinícius foi transferido para Santa Casa de Campo Grande por volta das 19h de sexta-feira, mas não resistiu e morreu na manhã deste sábado por volta das 7h.
O Exército informou que as causas da morte estão sendo apuradas e os familiares da vítima estão recebendo apoio médico, psicológico e de suporte espiritual. Um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar os fatos.
No comunicado, o Exército lamentou a morte de Vinícius:
“O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lamenta profundamente o falecimento do soldado recruta Vinicius Ibanez Riquelme ocorrido em 27 de abril”.
Fonte: G1 MS