A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria de Saúde, está emitindo um alerta sobre o elevado número de faltas em consultas agendadas. A ausência sem justificativa prévia prejudica outros pacientes, especialmente aqueles que aguardam na fila para serem atendidos.
Um levantamento realizado pela Secretaria no mês de abril revelou que, só para consultas com nutricionista, 21 pacientes não compareceram. Quando somados os dados de todas as especialidades, o número de faltas ultrapassa 100. A equipe de saúde explica que, quando um paciente avisa com antecedência que não poderá comparecer, a vaga pode ser imediatamente oferecida a outro paciente da fila de espera, evitando prejuízos.
“A ausência sem aviso prévio compromete não só o tratamento do próprio paciente, mas também prejudica outros que poderiam ser atendidos naquele horário”, explicou Maiara Ramos da Silva, superintendente de Enfermagem. “Quando um paciente falta e não comunica, ele automaticamente impede que outra pessoa seja atendida”, completou.
Maiara reforça a importância de comparecer às consultas e exames agendados ou, caso não seja possível, desmarcar com antecedência. Essa prática permite que outros pacientes possam ser beneficiados, ajudando a reduzir as filas de espera.
“Se você não pode comparecer à sua consulta, comunique-nos. Assim, outra pessoa terá a oportunidade de ser atendida em seu lugar”, enfatizou. Para desmarcar consultas, os pacientes podem entrar em contato pelo telefone: (67) 9696-6107.
Por uma saúde mais eficiente e inclusiva, a colaboração de todos é fundamental. Compareça ou avise com antecedência!