Mato Grosso do Sul tem mais de 88 mil processos de primeira habilitação ativos que vencem em 31 de dezembro de 2024. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), a demanda represada é herança da pandemia, pois são processos iniciados entre os anos de 2019 a 2023.
Segundo o Detran, desde março, o departamento está enviando e-mails com avisos para candidatos com processos ativos no estado. Há pouco mais de 4 meses para o prazo final, uma nova fase de convocação foi iniciada, da concluindo o processo e a conquista da primeira habilitação.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu adicionar os processos abertos no ano passado aos que já haviam sido prorrogados anteriormente, acumulando entre 2019 a 2023. A última decisão, não contemplou quem solicitou a habilitação a partir de 1° de janeiro de 2024.
De acordo com o departamento, para quem está nas etapas iniciais e solicitou a habilitação antes de 2023, é recomendado iniciar novamente o processo, para ter um prazo maior.
Fonte: G1 MS