Bombeiros preveem Operação contra incêndios em MS o ano todo em 2025

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul prevê manter a ‘Operação Pantanal’, de combate a incêndios o ano todo em 2025.

Apesar de terem sido pegos de surpresa sendo acionados antes do previsto, os números deste ano foram considerados de grande importância, ou seja, a área queimada foi menor que a de 2022, por exemplo, quando foram queimados 3 milhões de hectares. Este ano a área foi reduzida para 1,6 milhão.

“Entendemos que foi um ano bastante exitoso. Conseguimos cumprir essa missão muito bem. Isso é muito claro quando se mostra a quantidade de áreas queimadas. Desde o início foi dito que teríamos um ano igual ou pior que 2022 e conseguimos mostrar que com a área queimada foi bem menor que em 2022”, detalhou o Coronel Adriano Noleto Rampazzo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e comandante da Operação Pantanal 2024.

Fogo na margem da BR-262, próximo a Corumbá (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Atualmente no local o fogo segue controlado, porém a expectativa é já começar a se preparar quanto antes para reduzir ainda ais os números no próximo ano.

Segundo a corporação, serão mantidas 11 bases avançadas na área, por exemplo.

“Houve investimento do Governo também, já para o ano que vem, em 40 novas caminhonetes, picapes, para substituir essas que já estão bastante desgastadas e vamos nos preparar melhor ainda, vamos fazer um novo curso de combate a incêndio florestal, curso de pilotagem de veículos 4×4, curso de pilotagem de embarcações, porque tudo isso é utilizado para manter essas bases, e isso foi algo que a gente identificou que faltou um pouco esse ano. E é isso, ano que vem vamos trabalhar mais para ter um resultado ainda melhor”.

O comandante da operação explicou que as fases de prevenção e preparação vão caminhar juntas. A preparação, por exemplo, são os cursos e a parte de monitoramento, reconhecimento das áreas. “Então a gente vai trabalhar até junho com os cursos e a fase de prevenção. E se houver essa antecipação a gente já vai estar pronto”, afirma.

Recentemente houve a formação de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros, porém o comandante também informou que serão implementados os temporários, que já estão autorizados, 240 novos militares.

Algumas bases foram desativadas temporariamente para manutenção, ficando habitada atualmente a base do Amolar. Porém, todas devem retornar já no começo do ano.

Tatiane assume comunicação do Corpo de Bombeiros. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

 

Troca de comando

Durante coletiva de imprensa para apresentar os números houve a troca de comando da comunicação do Corpo de Bombeiros. Quem assume é a Tenente-coronel Tatiane Dias de Oliveira.

Ela falou sobre o resultado positivo na atuação dos militares durante o combate a incêndio.

“São resultados de investimentos que tem sido entregue nos últimos anos, em capacitação de profissionais, tecnologias, equipamentos, viaturas e aeronaves. Precisamos continuar essa trajetória cada vez mais. Hoje, Mato Grosso do Sul é referência. Este ano, o governo federal aprovou uma legislação que versa sobre o manejo integrado do fogo”, lembrou.

Tatiane encerrou agradecendo a participação de todos os envolvidos no comitê.

O secretário de segurança pública, Antônio Carlos Videira, falou sobre a troca de comando.

“Ela mostrou total competência, liderando, sendo um exemplo de eficiência, de dedicação. Cumpriu a missão dela e agora vai para uma nova missão desafiadora, mas deixa um legado para nós todos. Proteger o meio ambiente, é muito importante. Mato Grosso do Sul tem esse bioma do Pantanal e outros, como o de Mata Atlântica, Cerrado, onde as mudanças climáticas têm atuado de uma forma muito contundente. E dar uma pronta resposta, uma satisfação para a população, para você entregar bons resultados e exigir das pessoas que estão a frente coordenando tudo isso. Muita dedicação, muita competência, muito estudo, senso de equipe, liderança principalmente. E a coronel Tatiana o fez com excelência”.

Animais retornam em meio as cinzas no Pantanal (Henrique Arakaki, Midiamax)

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes