Natal chuvoso: São Gabriel do Oeste e mais 51 cidades em alerta de tempestades no dia 24 e 25

Com alerta de perigo potencial para tempestade em 52 municípios, o Natal será celebrado com muita chuva em Mato Grosso do Sul. O aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) revela que a condição climática se mantém na maioria das cidades do Estado até a próxima quarta-feira (25).

O Inmet indica possibilidade de chuvas entre 20 e 50 mm/h (milímetros por hora) ou até 50 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos intensos entre 40 e 60 km/hora (quilômetros por horas).

A condição climática também aumenta as chances de alagamentos, cortes de energia elétrica, descargas elétricas estragos em plantações, além de quedas de árvores e galhos.

Previsão para o Natal

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), na terça-feira (24), véspera de Natal, a previsão será de variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva com intensidades fraca a moderada. No entanto, podem ocorrer tempestades intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A previsão é de mínimas que variam entre 21 e 24°C e máximas entre 30 e 34°C para as
regiões sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23 e 26°C e máximas entre 30 e 35°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 29 e 33°C. Em Campo Grande, mínimas variam entre 22 e 24°C e máximas entre 29 e 33°C.

Já entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26), a previsão indica tempo com sol, seguido por aumento de nebulosidade e possibilidade mais intensas que podem passar de 40 mm (milímetros). Também estão previstas tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Na quinta-feira (26) com o avanço da frente fria, as chuvas devem se concentrar nas regiões centro-norte, noroeste, leste e nordeste do Estado. A condição meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Ainda, o deslocamento de cavados favorece a formação de instabilidades atmosféricas.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 19 e 21°C e máximas entre 26 e 30°C para as regiões sul e sudeste do estado.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 28 e 32°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte são esperadas mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 28 e 31°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 21 e 23°C e máximas entre 27 e 29°C. Os ventos atuam do quadrante sul e sudeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes