A Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste inicia oficialmente os trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira, às 9h, com o retorno das sessões ordinárias semanais. Esse é um momento importante para que a população acompanhe de perto as decisões e debates sobre projetos que estão diretamente relacionados aos serviços públicos e a qualidade de vida no município.
Confira aqui a pauta da 1ª sessão ordinária
Mais do que legislar, a Câmara tem o compromisso de aproximar a população do processo legislativo, promovendo conhecimento, esclarecendo direitos e deveres e garantindo a transparência das ações. Na última legislatura (2021-2024), foram aprovados mais de 200 projetos de lei e apresentadas mais de 900 proposições, demonstrando o empenho do Legislativo em apontar soluções ao Executivo para os desafios do Município. Agora, um novo ciclo se inicia com ainda mais trabalho pela frente.
O presidente da Câmara Municipal destacou a importância da participação popular e das novas ferramentas que serão disponibilizadas para aproximar ainda mais o Legislativo da população.
“O início dos trabalhos legislativos marca um novo ciclo de diálogo e participação da população. Neste mês, também lançaremos o novo site da Câmara, que trará mais transparência, novas formas de interação e oportunidades para que cada cidadão contribua ativamente com o Legislativo”, afirmou.
Além da possibilidade de assistir as sessões, para garantir a participação popular, a Câmara já oferece a Tribuna Popular, um espaço democrático onde os cidadãos podem se manifestar diretamente aos vereadores. Para participar, é necessário ser eleitor do município ou representante de entidade local, inscrever-se com no mínimo 48 horas de antecedência e indicar o assunto a ser tratado. Cada participante tem 10 minutos para se pronunciar.
Além da tribuna, outro canal essencial para a população é a Ouvidoria da Câmara Municipal, que está disponível para receber elogios, sugestões e reclamações sobre o Legislativo e os serviços municipais, esclarecer dúvidas e registrar denúncias que contribuam para a transparência e melhoria da gestão pública. A missão da Ouvidoria é garantir que todas as manifestações sejam devidamente encaminhadas, fortalecendo a participação cidadã.
Com a retomada dos trabalhos legislativos, a Câmara reforça seu compromisso de atuar com transparência e de estar cada vez mais próxima do cidadão.
“Acompanhar as sessões, utilizar os canais de participação e contribuir para os debates é fundamental para construir, juntos, um município melhor para todos”, finaliza o presidente.