A SES (Secretaria Estadual de Saúde) autorizou, de forma excepcional, que pessoas até 59 anos sejam vacinadas utilizando 5.803 doses próximas do vencimento. Embora publicada hoje (6) no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, resolução que autoriza a medida começou a valer em 10 de janeiro deste ano.
A ordem é oferecer primeiro para crianças e adolescentes que têm entre 6 e 16 anos, mas como ainda restam doses, elas podem ser aplicadas entre pessoas de 4 a 59 anos, abrangendo toda a faixa etária permitida pelo fabricante.
Campo Grande foi uma das cidades que liberaram temporariamente a vacina para a faixa etária mais abrangente. Foram disponibilizadas 3.139 doses excedentes em 16 de janeiro. Elas estão em falta em algumas unidades da Capital, inclusive, devido à alta na procura que a liberação gerou. Famílias inteiras correram atrás das doses em unidades básicas de saúde.
A única faixa com autorização fixa do Ministério da Saúde para vacinação é a dos 10 aos 14 anos. A pasta federal anunciou que irá ampliar o público aos poucos, conforme a capacidade do fornecedor em abastecer o País com número suficiente de doses.
A ampliação do público-alvo no Estado vale até as 5.803 doses acabarem.
Outros municípios
No total, foram identificadas doses com vencimento em janeiro e fevereiro em nove municípios.
A SES foi questionada, mas ainda não informou quais cidades, além de Campo Grande, liberaram essas doses para mais faixas etárias.
Reabastecimento
A reportagem perguntou à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e também à SES sobre a previsão de nova reposição nos estoques das vacinas, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.
Matéria: Campo Grande News