Funcionários de um frigorífico de Guia Lopes da Laguna (MS) tiraram uma foto com a frase: ‘Nós estamos aqui por vocês, produzindo seu alimento, fique em casa por nós’.
O Frigorifico Brasil Global, em Guia Lopes da Laguna, na região de fronteira com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul, decidiu suspender as atividades nesta quinta-feira-feira (7), após seis funcionários da empresa testarem positivo para a covid-19.
O Frigorífico informou que continuou com suas atividades durante a pandemia para atender a demanda de alimentos da população. Segundo o diretor Eduardo Manica, a empresa adotou várias medidas de prevenção a doença. Dispensou do trabalho os funcionários dos grupos de risco e determinou o uso de máscaras por todos os colaboradores, além de passar a medir a temperatura de todos eles.
“Além disso tem as ações de rotina de todo frigorífico, como, por exemplo, na entrada temos os lavadores com água e sabão, o que também é uma medida sanitária”, explicou o diretor.
Uma foto dos funcionários da empresa chamou a atenção no início da pandemia. Na imagem eles aparecem com mensagem:
“Nós estamos aqui por vocês, produzindo seu alimento, fique em casa por nós”
O Contágio
Segundo a direção da empresa, um caminhoneiro teve contato com dois funcionários do frigorífico no dia 24 de março. Cinco dias depois ele ligou e comunicou que estava com covid-19. Os funcionários foram isolados e no dia 29 de março também testaram positivo para a doença.
No dia 4 de maio, o medidor de temperatura detectou quatro funcionários com febre. Eles foram mandados para casa, e dois dias depois, também testaram positivo para o novo coronavírus. Com seis casos confirmados o frigorífico decidiu suspender as atividades.
“Acima de tudo temos que preservar a vida dos funcionários, a saúde deles. Outro detalhe, se houver um contágio em massa não teremos mão de obra com muita gente fica doente e ficando em casa” , disse o diretor.
O frigorífico abate cerca de 400 animais por dia, e a previsão é ficar fechado até o dia 22 de maio. A empresa informou que todos os funcionários serão pagos normalmente nesse período e calcula um prejuízo de R$ 15 milhões, com a suspensão das atividades.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nesta quinta-feira que Guia Lopes da Laguna tem 5 casos e o estado 311 confirmados e 10 mortes.
Fonte: G1MS