Primeiro prefeito de Chapadão do Sul morre aos 83 anos

Foto: Edwino Raimundo Schultz, o primeiro prefeito de Chapadão do Sul/Arquivo Pessoal

Faleceu na manhã deste domingo, 10 de maio, aos 83 anos de idade, o primeiro prefeito de Chapadão do Sul, o primeiro empresário, que abriu as primeiras ruas para moradias dos primeiros moradores do que logo em poucos anos seria a cidade de Chapadão do Sul, sendo considerado assim, um dos fundadores.

Edwino Raimundo Schultz, que há havia vendido o Posto Chapadão, que montou para atender aos fazendeiros pioneiros da região, em seu supermercado, localizado na segunda rua por ele aberta, já dizia com todo orgulho, “eu serei o primeiro prefeito de Chapadão do Sul”.

A Comissão de Emancipação, liderada pelo então, também pioneiro Júlio Alves Martins, obteve sucesso e o Município foi criado. A sua convicção e amor ao local se consolidou e nas eleições municipais seguintes, foi eleito e tomou posse em janeiro de 1.987.

Considerado o prefeito dos pobres e negros, Schultz, como era mais conhecido chegou a lotear parte de sua fazenda que lhe restara, após a venda de parte a Júlio Martins e criou o Bairro Esperança, com doações de lotes para os podres e negros, como ele sempre teve orgulho de dizer. D. Dalila, sua esposa, também já falecida, pilar importantíssimo para a sua administração municipal, até os dias atuais é considerada a mãe dos pobres.

Na campanha seguinte, foi fundamental a sua participação para eleição do segundo prefeito, Sr. Elo Ramiro Loeff, que fora o seu adversário no primeiro mandato. No terceiro mandato da administração do Município de Chapadão do Sul, Schultz foi reeleito, e dois anos após acabou sendo cassado, assumindo em seu lugar o vice, o produtor rural e igualmente pioneiro, João Carlos Krug.

Segundo o site Jovem Sul News, na manhã do dia 27 de abril, Edwino Raimundo Schultz foi encontrado em sua casa passando mal e conduzido para Campo Grande, após os primeiros atendimentos no Hospital Municipal. Ele apresentou infecção nos rins, foi colocado em coma induzido e na manhã deste domingo, (10) faleceu, em Campo Grande.

O seu corpo será transladado para Chapadão do Sul, onde será velado e sepultado, em dia e horário a ser divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes