A cartilha apresenta os sinais de alerta para os pais com relação a mudança de comportamento das crianças e também fala sobre a importância da denúncia de casos de violência e exploração.
Na manhã desta segunda-feira (18), a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, se reuniu com profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com membros do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário de São Gabriel do Oeste para realização de uma ação alusiva ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A equipe dos profissionais, orientados pelo CREAS (responsável pela Campanha), visitaram a Escola Fabiano de Cristo, o Conselho Tutelar, a Comunidade Kolping e também o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para entregar uma cartilha de orientação que pretende ajudar famílias e educadores no combate ao abuso sexual infantil. A cartilha apresenta os sinais de alerta para os pais com relação a mudança de comportamento das crianças e também fala sobre a importância da denúncia de casos de violência e exploração.
De acordo com a assistente social do Poder Judiciário do município, Camila Santos de Almeida, um dos principais objetivos da ação é a sensibilização da sociedade em geral sobre a necessidade de realizar a denúncia de abuso à Justiça. “Precisamos encorajar a criança, o adolescente e os próprios pais a falarem. Nem todo abuso sexual resulta em lesões físicas e por falta de provas materiais muitos abusadores acabam impunes”, disse Camila.
A assistente social ainda comentou sobre o serviço que o Fórum presta nestes casos. “O depoimento é colhido por um profissional especializado, garantindo a proteção e respeitando todas as individualidades, idade, cultura, linguagem, etc. Quanto mais cedo for a denúncia, maior a capacidade da criança ou adolescente se lembrar de detalhes importantes e também diminuir o risco de o relato da vítima sofrer algum tipo de influência”, finalizou.
Para a conselheira tutelar, Maria Aparecida, é preciso intensificar a luta no combate à exploração sexual. “Os casos de abuso sexual estão crescendo em nossa cidade, os números são alarmantes. De janeiro para cá, já tivemos 12 casos suspeitos de abuso. Nós estamos trabalhando e procurando formas de levar o alerta e buscar um olhar mais profundo, principalmente dos pais, sobre a mudança de comportamento das crianças e adolescentes dentro de casa. Muitas vezes, o desânimo, a tristeza podem ser sinais de que algo ruim pode estar acontecendo; é comum casos que envolvam familiares ou pessoas que são de confiança da própria família”.
A Assistência Social, o Conselho Tutelar de São Gabriel do Oeste e o Poder Judiciário trabalham em prol da proteção das crianças e adolescentes do município. Qualquer situação envolvendo abuso deve ser denunciada a estes órgãos para que as medidas necessárias sejam tomadas. Durante a ação ainda foram entregues máscaras para todas as crianças dos serviços de convivência do município e cestas básicas.
Campanha Faça Bonito
A Campanha ‘Faça Bonito’ é alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli era uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi sequestrada, torturada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
A data base da campanha é o 18 de maio, porém o slogan ‘Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ é permanente e busca a sensibilização da população para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes o ano todo. O objetivo é da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Ao longo dos 12 anos de atuação como órgão de referência no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de violência e suas famílias, o CREAS vem desenvolvendo ações alinhadas com o objetivo da Campanha, e em 2020, mesmo com a pandemia do Covid-19, não seria diferente. A estratégia de sensibilização utilizada está relacionada aos cuidados impostos pela pandemia e máscaras alusivas à Campanha Faça Bonito, serão distribuídas para as crianças e trabalhadores da rede socioassistencial. Assim, além de contribuir com a proteção contra o novo coronavírus, o CREAS ainda traz visibilidade para a problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Assessoria de Comunicação PMSGO