Secretaria Estadual de Saúde divulga nota com recomendações de prevenção à Covid-19 durante feriado de finados

Foto: Feriado deste ano deverá seguir medidas de biossegurança - Álvaro Rezende

Recomendações vão tanto para as famílias que farão visitas, quanto para os gestores dos cemitérios

Visando a segurança da população no feriado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou uma nota técnica que estabelece as medidas de biossegurança para o funcionamento dos cemitérios, na celebração do Dia de Finados, que acontece no próximo dia 2 de novembro.

Além das medidas de biossegurança conhecidas, como uso de máscaras e distanciamento social, a SES pede aos familiares que visitem seus entes queridos durante o final de semana que antecede o feriado, para evitar aglomerações.

Ressaltando que fica estabelecido o limite de 50% de ocupação da capacidade do cemitério.

A nota também recomenda a criação de mecanismos para o controle de acesso e saída do público, de forma que não haja aglomerações na visitação. Se possível, designar um funcionário, para as orientações de fluxo, durante os horários mais intensos de visita.

Em relação à comercialização de produtos no entorno do cemitério, ela poderá ocorrer, mas respeitando todas as normas de posturas locais e regras de biossegurança.

Cemitérios

Os cemitérios deverão realizar o controle de fluxo de pessoas nas entradas dos locais, podendo ser criadas barreiras físicas na entrada, ou outra forma para o controle do fluxo de pessoas.

O distanciamento social será de 1,5 metro entre os indivíduos, respeitando as demarcações no piso para delimitação do espaço físico, principalmente quando houver formação de filas.

Pontos contendo álcool em gel deverão ser instalados nos locais, tanto na entrada quanto em pontos estratégicos.

A higienização dos locais de uso comum deverá ser intensificada, e a desinfecção deverá ser feita com produtos como o hipoclorito de sódio, álcool líquido a 70%, ou outro produto desinfetante a base de cloro.

Se houver equipamentos de uso coletivo, como bebedouros, a recomendação é de que se mantenha suportes com papel toalha próximo, para que seja evitado contato direto com a superfície.

Após o uso, o papel deve ser descartado nas lixeiras que devem ter acionamento sem contato manual, e proceder à higienização das mãos.

Os sanitários também terão a higienização redobrada, os funcionários deverão usar luvas de borracha, avental impermeável, calças compridas, máscara e sapato fechado, com a realização da limpeza e desinfecção das luvas utilizadas, reforçando o correto uso das mesmas, não tocando maçanetas, corrimão, entre outros.

Cartazes orientando que a descarga seja acionada com a tampa do vaso fechada, também devem ser colados no local.

Recomenda-se manter os ambientes bem ventilados com janelas e portas abertas, evitando o toque nas maçanetas e fechaduras.

Ao usuário

Fica estritamente proibido o compartilhamento de objetos e utensílios de uso pessoal e o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério.

Deve-se evitar o contato físico com outras pessoas, mantendo a distância mínima de 1,5 metro entre os indivíduos. A higienização das mãos devem ser realizadas com frequência.

O uso de máscara se torna obrigatório durante o período de permanência no local, preferencialmente de tecido de dupla camada ou TNT, confeccionadas conforme a nota técnica nº 3/2020-CGCAP/DESF/SAPS/MS.

Recomenda-se que pessoas do grupo de risco ou que apresentem sintomas como febre, tosse, ou qualquer outro sintoma gripal, evitem a ida aos cemitérios e celebrações religiosas.

Sobre à COVID-19

As recomendações também são para que os locais façam a distribuição de avisos contendo informações sobre a Covid-19 e das medidas de prevenção, através de cartazes ou painéis explicativos, distribuídos em pontos estratégicos.

E que os colaboradores e os visitantes sejam orientados a adotar etiquetas e higiene respiratória: cobrir completamente a boca e o nariz com um lenço de papel ou usar o antebraço para cobrir a tosse ou espirro; evitar o contato físico com superfície em locais públicos; evitar tocar a boca e nariz com as mãos, esfregar os olhos , etc.

Informações Secretaria Estadual de Saúde/Portal do MS

Fonte: Correio do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes