Devido ao aumento do número de casos de Covid-19 em São Gabriel do Oeste, a Secretaria de Saúde restringiu o horário de atendimento nas unidades de saúde da cidade aos cidadãos que apresentarem sintomas respiratórios. A partir do dia 22 de março (segunda-feira), todos os postos do município atenderão com exclusividade os casos suspeitos de coronavírus no período vespertino (das 13h às 17h).
A Secretaria informa que no período matutino (parte da manhã), serão mantidas apenas as consultas de urgência e a aplicação de vacinas do calendário nacional de imunização. De acordo com a secretária da pasta, Francine Gnoatto Basso, é importante que a comunidade fique atenta ao novo horário de funcionamento e que evite procurar as unidades para atendimentos de rotina. “Estamos com uma demanda muito grande de exames e atendimento referente à suspeita de contágio por coronavírus. Precisamos da colaboração da população para que as equipes possam absorver esse serviço; assim pedimos que neste primeiro momento, evitem as consultas médicas que não sejam de extrema urgência”, disse.
“A partir de segunda, se o cidadão apresentar sintomas gripais, falta de ar ou ter contato direto com pessoa positivada; deve procurar uma unidade de saúde apenas no período da tarde. Ele será encaminhado para consulta e será verificado o estado de saúde. Para atendimentos nos finais de semana e durante a noite, caso perceba sintomas, o lugar a se dirigir é o pronto atendimento do Hospital”, comentou.
Francine também reforçou o pedido para a população; de que evitem aglomerações e que mantenham os cuidados tão divulgados pelas mídias – o uso da máscara, obrigatória no município e a utilização de álcool 70% para higienização das mãos. “Mesmo com a chegada da vacina, não podemos descuidar com as medidas preventivas contra a Covid-19; não sabemos ainda quando teremos doses suficientes para imunizar toda população”.
Novos horários das unidades
Vacinas e consultas de urgência apenas das 7h às 11h (check-ups de rotina não serão realizados);
Sintomas respiratórios (suspeita de Covid-19) – das 13h às 17h.