Com bandeira cinza, Capital recebe do governo recomendação para “fechar tudo”

Foto: Mapa de Mato Grosso do Sul com as cores de cada classificação feita pelo governo

Campo Grande não tinha essa classificação desde 17 de dezembro do ano passado

Mais da metade (44) dos municípios de Mato Grosso do Sul receberam bandeira vermelha no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), indicando risco alto da covid-19, e Campo Grande é a única que ganhou bandeira cinza – risco extremo.

A Capital não tinha essa classificação desde 17 de dezembro, no segundo ápice da pandemia no Estado. É importante ressaltar que decreto publicado no final de dezembro confere caráter de “obrigatoriedade” para que as prefeituras sigam à risca o que o programa recomenda.

De acordo com o governo, a classificação cinza preconiza que não sejam realizados eventos culturais, esportivos e de lazer, celebrações, velórios, capacitações presenciais, nem abertura de bibliotecas e museus, teatros, cinemas, parques públicos, feiras de negócios e práticas esportivas coletivas.

Outras atividades também estariam proibidas, como academias, clubes, turismo, boliche, sinuca e jogos eletrônicos, visitações turísticas, culturais e esportivas, cabeleireiro, barbearia e áreas comuns de condomínios.

Estariam permitidas apenas atividades como assistência à saúde, somente urgência e emergência, fisioterapêuticos, e terapeutas ocupacionais; assistência social e vulneráveis; transporte e entrega de cargas; transporte coletivo intermunicipal; transporte coletivo de passageiros, por táxi ou aplicativo; coleta de lixo; serviços funerários; centrais de abastecimentos de alimentos; construção civil; aulas presenciais, entre outros.

Classificação – Na semana passada, o governo estadual havia colocado 31 cidades em bandeira vermelha – ou seja, houve aumento de 13 lugares em condições mais críticas.

Ao todo, 39 municípios não perderam nem ganharam posições, enquanto 29 pioraram e apenas 11 melhoraram. Entre os que “progrediram” estão Bonito, Antônio João, Caarapó, Camapuã, Coronel Sapucaia, Jateí, Paranhos, Sonora, Angélica, Glória de Dourados e Iguatemi.

 

Fonte: CGNews

 

Notícias semelhantes