Secretária de Saúde diz que São Gabriel não tem mais “kit intubação”

A secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste, Fracine Basso, disse ao G1, que a cidade não possui mais nenhum “kit intubação”, que são medicamentos insubstituíveis usados para intubar pacientes graves da Covid-19 e outras patologias.

A secretária informou que está fazendo “súplica para o fornecimento de medicações para o município”. Ela reforçou neste sábado (20) que, “o município não possui leitos de UTI instalados, possui leitos de suporte ventilatório e neste momento está superlotado”.

A secretária também explicou que o estoque de medicamentos para o uso em pacientes que precisam dos leitos de suporte ventilatório está abaixo do limite. “Nós não temos medicação!”, enfatizou Francine Basso.

Segundo a secretária, “a súplica é a nível de Ministério da Saúde”. O G1 procurou o Ministério da Saúde para saber sobre a situação que acomete os pacientes que necessitam do “kit intubação” no município sul-mato-grossense, mas até a publicação da reportagem não houve retorno do órgão.

“Nós precisamos receber essas medicações, para que nos sejam dadas as condições para continuar tentando salvar essas vidas. É um alerta real, precisamos de reabastecimento dos estoques imediatamente”, reforçou Francine Basso.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que os medicamentos que compõe o “kit intubação” estão sendo remanejados entre hospitais de Mato Grosso do Sul, a fim de amenizar a situação.

A falta do “kit intubação” está afetando outros hospitais de Mato Grosso do Sul. O Hospital Regional (HRMS), referência no tratamento da Covid-19 no estado, já vem demostrando sinais da falta dos medicamentos. Segundo a diretora-presidente da instituição, Rosana Leite, o HRMS possui estoque dos medicamentos do “kit intubação” para apenas os próximos 10 dias.

Fonte: G1

Notícias semelhantes