Na tarde desta terça-feira (23), o prefeito Jeferson Tomazoni, juntamente com a secretária de saúde, Francine Basso, divulgaram informações sobre as novas medidas a serem tomadas para tentar “frear” a contaminação do coronavírus em São Gabriel do Oeste.
O Comitê de Contingência do Coronavírus, resolveu impor medidas mais restritivas, devido ao aumento do número de contaminados com a doença. Além da suspensão das aulas presenciais da rede municipal de ensino, a partir desta quinta-feira (25) até o dia 12 de abril, também estão proibidas as atividades religiosas presenciais, como missas, cultos e celebrações pelo mesmo período de tempo. Todas as atividades que reúnam a presença de público deverão ser canceladas; isso também inclui reuniões familiares em residências, antes permitidas pelo decreto com número limitado de pessoas.
A normativa também suspende as aulas presencias dos Projetos Culturais, Esportivos e Artísticos no âmbito municipal e mantém o fechamento do Ginásio de Esportes Roberto Carlos da Silva, do Centro Poliesportivo João Roberto Rossoni, do Estádio Municipal Antônio Ricardino Rossi, do Parque Aquático Águas do Paraíso, do Parque Ecológico Águas do Guarani e do Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm, além das praças da cidade para uso da população. Também fica determinada a prorrogação do prazo de suspensão das atividades esportivas; ficando apenas permitida a prática de atividades individuais e ao ar livre, como caminhadas e ciclismo.
Para o prefeito, o momento é de se evitar ao máximo as aglomerações, pois a doença tem agravado o sistema de saúde de todos os Estados. Hospitais estão superlotados e não há medicamentos disponíveis para tratamento e intubação. “Nós temos licitação vigente, temos saldo licitatório, temos recursos , mas não estamos conseguindo receber esses medicamentos, que são necessários para intubação e tratamento da covid-19”, explicou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, já há casos suspeitos da nova variante da doença no município. “Essa variante é muito mais agressiva e tem afetado principalmente jovens e crianças, sendo que, já foi registrado casos em Mato Grosso do Sul” afirmou Jeferson Tomazoni.
A partir desta quinta-feira (25), os supermercados devem destinar funcionários para realizarem o controle de fluxo, permitindo apenas 50% da capacidade da área livre dentro dos estabelecimentos. “Pedimos para que vá apenas um membro de cada família, e evitem levar crianças nesses estabelecimentos”, explicou a secretária de saúde, Francine Basso.
Para finalizar, o prefeito reforçou as medidas de higiene que podem evitar a contaminação pelo vírus. “Lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool gel, use máscara, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações. Nós não queremos perder mais ninguém por essa doença em nosso município, mas isso depende de cada um de nós. Por favor, nos ajude”, suplicou o prefeito.