A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste informou que neste final de semana, a Estratégia de Saúde da Família (ESF-VI) – Unidade de Saúde do Redondo – não estará em funcionamento. A medida foi tomada devido à baixa procura de sintomáticos respiratórios pela unidade nos últimos dias. Ainda na sexta-feira, o horário de atendimento permanece o mesmo, sendo estendido para o período noturno até às 21h.
Segundo a coordenadora Thaís Marocco, o atendimento retornará para o Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, onde haverá uma segunda equipe com um médico, para atender especificamente os casos suspeitos de coronavírus. “Quando abrimos a unidade do Redondo para atendimento dos sintomáticos a média de procura era de mais de 100 pessoas entre o sábado e o domingo, agora esse quadro mudou, baixando consideravelmente o fluxo de pessoas. Assim, decidimos retornar consultas e triagens para o Hospital”, comentou.
Thaís não descarta que futuramente a unidade volte a atender em determinados finais de semana. “Temos acompanhando uma redução em todo o Estado no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 e isso é muito bom; reflexo da vacinação que está em ritmo acelerado no Mato Grosso do Sul. Em São Gabriel do Oeste, quase 50% da população já tomou uma dose da vacina e os números já começaram a mudar, esperamos que continue assim. Caso aconteça um novo aumento no quadro, avaliaremos o retorno para a unidade”, finalizou.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância das medidas de segurança para conter o contágio da Covid-19, como higiene correta das mãos, uso de máscara e álcool em gel e os cuidados com distanciamento social.