Secretaria de Saúde promoveu campanha de coleta de exame preventivo neste final de semana

A Secretaria de Saúde realizou, neste final de semana, uma campanha de coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero em todas as unidades de saúde da cidade e também no distrito do Areado. A Campanha, buscou atender às mulheres que não conseguem tempo disponível para fazer os exames periódicos durante o expediente normal das unidades de segunda a sexta-feira. Ao todo, 176 exames foram coletados.

De acordo com a enfermeira coordenadora dos Programas Municipais de Saúde e que é responsável pela ação, Juciléia Magalhães, as coletas foram agendadas pelas agentes de saúde que entraram em contato com às moradoras para marcar os exames nas unidades. “Fizemos tudo pensando em manter o ambiente o mais seguro possível para realizar as coletas, portanto os atendimentos foram escalonados, evitando a aglomeração”, disse a enfermeira. Juciléia ainda alertou sobre a atenção com a saúde da mulher, que deve prosseguir mesmo durante a pandemia. “Os exames precisam estar em dia”, disse.

 

“Estamos retornando aos poucos com as nossas ações, como essa, realizada no último sábado. Os exames ginecológicos são muito importantes para a saúde da mulher; o Papanicolau, por exemplo, ajuda no diagnóstico precoce do câncer de útero, bem como outras doenças. Ainda durante o sábado realizamos também diversos testes rápidos como o de HIV e o de sífilis”, comentou ao informar também sobre a importância da prevenção e dos cuidados contra as doenças sexualmente transmissíveis.

“Tivemos alguns exames de colo de útero e mama alterados que já foram encaminhados ao especialista, ginecologista. Algumas unidades trabalharam com o médico o que foi um ponto positivo pois o paciente já saia de lá com o tratamento. Todas as doenças quando são diagnosticadas precocemente respondem melhor ao tratamento e possivelmente a cura na maioria das vezes. No caso de exames de testagem rápida pra ISTS, sífilis e hepatites virais tivemos 1 caso reagente de sífilis; essa rapidez no diagnóstico é de suma importância pois quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido a cadeia de transmissão é quebrada, diminuindo assim o número de infectados”, concluiu.

 

Juciléia ainda ressaltou que a campanha é apenas uma forma de facilitar e incentivar as mulheres a realização do exame, já que o exame preventivo já se encontra novamente disponível em todas as unidades de saúde da cidade e pode ser agendado. Para as mulheres que realizaram a coleta neste sábado, o prazo para o exame preventivo ser concluído é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito. A próxima ação será realizada no Assentamento Itaqui na manhã do dia 3 de agosto.

A campanha ainda foi uma ação alusiva ao dia das mulheres (08/03) e ao dia mundial de combate às hepatites virais (28/07); lembrando que a campanha acontece tradicionalmente em março, mas que devido a pandemia e o número de casos de Covid-19, não houve como realizar a coleta de preventivos. No geral foram realizados ainda 151 exames clínicos das mamas e 163 testes de HIV, sífilis, hepatites B e C.

Notícias semelhantes