Município de São Gabriel do Oeste recebe selo social “Prefeitura Amiga da Mulher”

O Município de São Gabriel do Oeste recebeu nesta última terça-feira (03) um selo social em reconhecimento às práticas inovadoras realizadas em prol da mulher. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Departamento de Formação Continuada, o “Projeto Novo Olhar” foi um dos 6 projetos escolhidos do estado para receber a certificação.

Para receber o selo “Prefeitura Amiga da Mulher”, as servidoras Luciane de Souza Gonçalves, coordenadora de Políticas para Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventude e Lourdes Bresolin Pitchenin, diretora da Formação Continuada, compareceram ao auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em Campo Grande. O evento reuniu os municípios de São Gabriel do Oeste, Caarapó, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Corumbá e Jardim.

O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.

O projeto, que recebeu a certificação no município, busca resgatar a autoestima das mulheres por meio de ações diversas. O “Novo Olhar” tem como principal objetivo demostrar a importância que o resgate da autoestima, companheirismo e amizade tem no empoderamento feminino; é mais um instrumento, desenvolvido pela gestão, que visa garantir a inclusão social das mulheres. Entre as ações desenvolvidas estão os cursos de maquiagem/cabelo e as palestras com temas motivacionais que influenciam diretamente na qualidade de vida da mulher.

 

 

De acordo com Lourdes, o projeto foi pensado como uma forma de resgaste da valorização interior feminina. “Queremos que as mulheres, principalmente aquelas que estão passando por momentos difíceis, se sintam empoderadas, belas por fora e por dentro. O Novo Olhar visa trazer essa força, essa garra, através de ações que elevam o sentimento de confiança em si mesma e de amor próprio”, disse. Lurdes ainda explicou que a ideia foi elaborada junto com o prefeito Jeferson Tomazoni, que sempre buscou promover ações para que as mulheres tenham mais autonomia e sejam mais valorizadas.

A seleção das propostas desenvolvidas pelas prefeituras municipais, foi realizada por um Comitê Julgador, formado por representantes, dos seguintes órgão: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS); do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (SEBRAE) e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).

O evento contou com a presença do secretário de Cidadania e Cultura de MS, João Cesar Mattogrosso, da subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, da deputada estadual Mara Caseiro, do prefeito de Caarapó e vice-presidente da Assomasul, André Nezzi, entre outras autoridades municipais e do Governo.

Notícias semelhantes