Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo: Cultura Viva levará apresentações culturais à comunidade

Para promover entretenimento e lazer à comunidade são-gabrielense, a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo e em parceria com a Obra Kolping Estadual, estará promovendo uma série de apresentações culturais na cidade. A iniciativa do Projeto Cultura Viva, lançada nesta terça-feira durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade, busca levar um pouco de alegria através da arte para a população, amenizando os efeitos provocados pela pandemia na sociedade.

De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Pierezan, a ação surgiu de uma conversa com o prefeito Jeferson Tomazoni, pensando na realização de atividades que promovessem a integração, a convivência e o bem-estar para a comunidade. “Passamos por momentos de incertezas e de muito pesar neste último ano, onde encontramos as pessoas desmotivadas, ansiosas e sem perspectiva de dias melhores. Com essa iniciativa, vamos levar a arte da música e da dança para entidades, escolas e praças públicas, onde esperamos compartilhar o nosso carinho e trazer de volta sorrisos e sentimentos bons, de esperança e alegria”, comentou Alexandre.

 

Neila Barbosa, coordenadora de Cultura e Turismo, explicou que o projeto vai percorrer, com apresentações de todas as oficinas realizadas dentro do Cultura Viva, casas de pacientes atendidos pelo SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), as entidades filantrópicas (Comunidade Kolping São Francisco de Assis, Lar Fabiano de Cristo, APAE, ALAC, AUFI), as escolas do município (privadas e públicas), empresas, polícias, o Corpo de Bombeiros, praças e outros prédios e locais públicos. Todas as atividades serão realizadas respeitando os protocolos de segurança vigentes.

“Além da divulgação e promoção da Cultura, queremos estimular com essas apresentações o surgimento de novos talentos. Outra proposta interessante dentro do Cultura Viva é contribuir com a recuperação dos acamados que são atendidos através do SAD levando nossa parcela de alegria para aqueles que mais precisam”, finalizou a coordenadora. A próxima apresentação será realizada no Boibras.

CULTURA VIVA

Na manhã desta terça-feira (17), os professores Sérgio Lopes Zan e Renato Freitas de Oliveira realizaram a primeira apresentação do projeto na Câmara de Vereadores.

O projeto Cultura Viva tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações culturais, com uma filosofia de descentralização, oferecendo atividades formativas no setor da dança e musicalização, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem dentro do município.

A perspectiva é de valorizar a inclusão e fornecer ferramentas para o desenvolvimento e ampliação das atividades.

O projeto se dispõe a apoiar as relações de indivíduos com seus grupos, companhias e coletivos. Também levar a arte às crianças, adolescentes, adultos e as pessoas da melhor idade.

São oferecidas diversas modalidades de oficinas tanto na musicalização, quanto na dança, sendo Canto/voz, Violão, Viola, Flauta doce, Teclado, Bateria, Cajon, Acordeon, Violino, instrumentos de sopro e percussão/Banda.

Notícias semelhantes