A vacinação contra a Influenza volta a ser realizada nesta segunda-feira (03) em todas as Unidades de Saúde de São Gabriel do Oeste no período vespertino, das 13h às 16h30. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, a vacinação será para a população que não recebeu a dose do imunizante em 2021 (enquanto durar o estoque); já aqueles que se vacinaram no ano passado, devem aguardar a Campanha de Imunização que acontecerá em breve.
Na cidade, a Secretaria registra hoje 4 casos confirmados de Influenza. A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Com óbitos confirmados por H3N2 em Mato Grosso do Sul, o Governo recomenda que a população mantenha os protocolos de biossegurança usados para a Covid-19, a fim de mitigar a disseminação do vírus da Influenza.
O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.
A vacina influenza, que é aplicada em pessoas acima de 6 meses de idade, é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
Vacina Influenza x vacina Covid-19:Não há necessidade de intervalo entre essas duas vacinas: elas podem, inclusive, ser aplicadas no mesmo dia.
Com informações do Governo do Estado de MS