Secretaria Municipal de Saúde orienta população sobre a busca por atendimento em caso síndromes gripais

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste, considerando o aumento generalizado de notificações e casos de síndromes gripais, recomenda que a população siga as seguintes orientações:

      • Se o cidadão apresentar sintomas gripais após viajar, para outras localidades fora da região ou do Estado, recomenda-se que em sua chegada ao município fique no mínimo 5 dias em isolamento domiciliar;

      • Ao apresentar sintomas moderados ou graves deverá procurar atendimento nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos demais horários e finais de semana o paciente poderá buscar atendimento no Hospital Municipal, considerando que aparecimento de casos de urgências e emergências podem ocasionar lentidão nos atendimentos; e

      • Quem testou positivo para Covid-19 deverá seguir todas as orientações repassadas pela equipe de saúde em relação ao Isolamento Domiciliar. Caso houver mais de um morador na mesma residência, todos devem cumprir o mesmo isolamento.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que foram confirmados 33 novos casos de Covid-19 e 09 casos de Influenza H3N2 neste ano. Apesar do aumento da contaminação viral demonstrados pelos dados epidemiológicos, São Gabriel do Oeste conta apenas com um paciente internado por Covid-19, o qual ainda não tomou nenhuma dose da vacina.

Contudo, os cuidados básicos para evitar a transmissão do vírus da Covid-19 devem ser reforçados:

      • Uso obrigatório de máscara em ambientes fechados;

      • Distanciamento social, evitando aglomerações desnecessárias;

      • Uso de álcool 70% para a higienização das mãos;

      • Respeitar o isolamento domiciliar quando solicitado;

      • Respeitem as normas estabelecias pelos Decretos Municipal e Estadual.

A vacinação da população é imprescindível para controle da Covid-19, por isso a Secretaria de Saúde reforça a importância da continuidade da vacinação de quem ainda não tomou a 1ª dose ou 2ª dose, bem como a dose de reforço.

Notícias semelhantes