Retrospectiva 2021: Em ano desafiador, Secretaria de Desenvolvimento Econômico destaca principais resultados e as ações realizadas

Em mais um ano atípico e desafiador, em que São Gabriel do Oeste continuou a enfrentar a pandemia do novo Corona vírus, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, apresentou sua retrospectiva onde destacou a retomada da economia na cidade e pontuou os principais resultados alcançados pela pasta em 2021.

Foram várias as ações realizadas e que beneficiaram as áreas da indústria, comércio e serviços, principalmente na geração de emprego e renda e no apoio ao empreendedorismo. Com isso, São Gabriel do Oeste continuou crescendo e sendo referência na região. No ano que passou, o município figurou entre os melhores do Brasil, recebendo o prêmio Band Cidades, onde foi o primeiro colocado em infraestrutura, mobilidade, eficiência fiscal e transparência no Estado de Mato Grosso do Sul e 3º colocado em eficiência fiscal no país.

No cenário nacional, São Gabriel do Oeste ainda foi destaque no setor agrícola, figurando entre os cem municípios brasileiros mais ricos do agronegócio de acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no início deste ano. O ranking foi elaborado com base nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levando em conta o valor da produção das lavouras temporárias e permanentes e o Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB) tomando por base o ano de 2019.

Com relação as estatísticas do empreendedorismo, atualmente, o município possui 2.930 empresas ativas; sendo que, em relação a 2020 houve um crescimento de 21% neste número. O salto maior ficou por conta dos MEIS, Microempreendedores Individuais, que registrou um crescimento de mais de 284%, saltando de 401 para 1.543 agora no início de 2022. “Isso reflete a capacidade da população de inovar durante um período tão difícil, em que os números da pandemia tiveram um impacto significativo nos setores de comércio e serviços”, disse Roberto.

Pode-se dizer então que São Gabriel do Oeste deu a volta por cima, avançando não apenas no ranking da economia e da criação de empresas, mas também na geração de empregos formais, como apontam os números registrados até novembro, onde o município se encontrava já entre os sete maiores geradores de vagas do Estado em 2021. De acordo com dados informados pela responsável pela Casa do Trabalhador da cidade, 395 pessoas foram empregadas nas empresas locais, 1.721 foram encaminhadas a novos postos de serviço e mais de 500 novas vagas foram abertas através do posto de atendimento.

Além do serviço oferecido pela Casa do Trabalhador, a Secretaria ainda contou com o apoio da Sala do Empreendedor, que fez mais de 2 mil atendimentos aos empresários da cidade e celebrou o empreendedorismo de São Gabriel do Oeste através da realização de mais uma edição do Prêmio Empreendedor. O evento tem como objetivo fomentar os negócios locais e o comportamento empreendedor dos empresários, reconhecer histórias, inspirar potenciais empreendedores e a criação de novos negócios.

Ainda em 2021, a pasta inaugurou dois novos pontos de atendimentos, um em parceria com a Receita Federal – o PAV. Instalado na sede da Prefeitura Municipal, em frente a Sala do Empreendedor, o PAV dá acesso a várias opções de serviços oferecidos pela Receita e que agora estão disponíveis para a população. Já no Jardim Gramado, a Secretaria inaugurou o Atende Fácil, um posto de atendimento avançado dos serviços oferecidos pelo Desenvolvimento e demais secretarias do município. As duas novidades foram instaladas para atender a demanda e oferecer mais conforto ao cidadão.

Cursos profissionalizantes também foram oferecidos durante o ano; realizados no Centro de Qualificação Profissional, as oficinas e projetos contaram com o apoio do Sebrae e Senai. Palestras e capacitações ainda completam o quadro.

No ano que passou, a Secretaria ainda trabalhou para continuar o projeto de embelezamento paisagístico da cidade, com o plantio de flores nos canteiros das avenidas e praças, a substituição de árvores antigas e o plantio de novas árvores em praças do município, ampliando a área verde e promovendo a divulgação do trabalho realizado no Viveiro Municipal, maior produtor de mudas do Estado.

Fechando as atividades da Secretaria de Desenvolvimento, o secretário ainda destacou as campanhas realizadas, como a de conscientização ambiental com o Projeto Árvore é Vida; a de regularização de documentos “Saia do Paredão”; de redução de copos plásticos “Foco na Caneca”; Renegociação de Dívidas; Apoio e Divulgação de Compras Públicas; confecção do cartão do MEI, entre outras. Sem contar o retorno das atividades da Feira Livre da Agricultura Familiar e a novidade: a Rua da Alimentação; ao lado da Praça da Igreja Matriz.

“Em 2022 continuaremos trabalhando para que São Gabriel do Oeste continue sendo destaque em desenvolvimento e qualidade de vida” – Roberto Emiliani Júnior.

Notícias semelhantes