Covid-19: Entenda as diferenças entre os testes de Covid-19 e saiba quando fazer cada um

Após quase dois anos da pandemia de Covid-19, a ciência desenvolveu uma série de testes de identificação para a doença, que estão cada vez mais acessíveis e ajudam a monitorar a transmissão do vírus. A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste emitiu, nesta semana, uma nota informativa sobre os testes que estão disponíveis na cidade, alertando sobre o momento certo para que eles sejam feitos.

Entre os testes mais comuns estão o RT-PCR, feito através da coleta da secreção nasal e da faringe e o sorológico, que analisa o sangue da pessoa. Confira:

Teste RT-PCR (Swab):

este é o teste mais indicado por profissionais de saúde. O RT-PCR, é um teste que verifica a presença de material genético do vírus. Se der reagente, significa que a pessoa está com Covid-19 (este tipo de teste não informa se a pessoa já foi contaminada pelo SARS-CoV-2 em algum momento).

O RT-PCR deve ser realizado entre o primeiro e oitavo dia dos sintomas do paciente. Ele é feito por meio da coleta de secreções respiratórias, utilizando-se de Swabs (semelhante a um cotonete) na nasofaringe (nariz). O resultado leva alguns dias para sair. No Município esse teste é encaminhado ao Lacen

 

Teste rápido antígeno:

este teste tem como objetivo identificar a infecção atual em indivíduos e é indicado para pessoas com sintomas da COVID-19, pessoas assintomáticas que tiveram contato com um caso positivo e pessoas com viagem marcada para o exterior. É indicado para adultos sem limite de idade e crianças a partir de 12 anos. Ele também é feito por meio da coleta de secreções respiratórias, utilizando-se de Swabs e o seu resultado deve ser lido em 15 minutos. O teste rápido antígeno deve ser realizado entre o primeiro e o sétimo dia de infecção.

Teste de anticorpos:

este tipo de teste detecta a presença de anticorpos IgM (recentemente) ou IgG (previamente).  Este tipo de teste é chamado imunocromatografia (geração de cor a partir de uma reação entre o antígeno e o anticorpo) e é feito por meio da retirada de uma gota de sangue do dedo. A recomendação é que seja feito após oito dias de sintomas. Esse exame não é indicado para quem já está vacinado, pois pode ter seu resultado alterado.

 

“Existem diferentes exames laboratoriais indicados para investigação da infecção pelo novo coronavírus e vários laboratórios estão aptos a realizar os exames, mas é importante que o cidadão esteja atento ao início do quadro sintomático e saiba qual o exame mais indicado para sua situação”, reforçou Ilaine Marocco, responsável pelo setor de vigilância sanitária.

Os testes para Covid-19 estão disponíveis na rede do SUS, nas unidades de saúde do município e são realizados no período vespertino, das 14h às 17h, após triagem. Os testes de anticorpos e de antígeno são realizados de segunda a sexta-feira e os de RT-PCR, na segunda, quarta e sexta-feira com indicação médica.

Referências: Nota técnica do Governo do Estado do MS, número 24 de 19/01/2022.

Notícias semelhantes