O Movimento Kolping, em parceria com a rede socioassistencial, há mais de 13 anos vem preparando jovens para o mercado de trabalho em São Gabriel do Oeste. Esta preparação e qualificação profissional para adolescentes é um dos pilares deste movimento, que tem como objetivo construir cidadãos mais cientes de seus direitos e deveres.
No programa “Jovem Kolping”, os jovens passam por várias oficinas; entre elas as de informática, empreendedorismo, masculinidade tóxica, violação de direitos, de como controlar a ansiedade, preparação para entrevista de trabalho, avaliação de perfil profissional e outros temas necessários para o mercado de trabalho atual.
No ano de 2021 dos 50 jovens atendidos no programa, 42 foram encaminhados para a primeira oportunidade no mercado de trabalho através do Estágio Supervisionado. Dos 42 estagiários, 30 ainda estão em estágio e 3 jovens foram contratados formalmente e agora fazem parte do quadro de servidores das empresas parcerias do projeto.
Público-alvo
O programa “Jovem Kolping” é destinado a 50 jovens, entre 15 e 18 anos, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Comunidade Kolping São Francisco de Assis, através da Secretária Municipal de Assistência Social.
O objetivo primordial das oficinas é proporcionar alternativas para que o jovem venha a ter condições de ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Para se destacar neste mercado de trabalho se faz necessário ser proativo e manter-se sempre em desenvolvimento contínuo, buscando sempre estar atualizado.
Novas Inscrições no “Jovem Kolping”
Pais ou responsáveis pelo jovem, devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na rua Anhumas, 439, para fazer a inscrição. As vagas são limitadas. Informações pelo (67) 3295-5080.
“Empenhe-se em se tornar competente no seu ramo de trabalho. Isto valoriza seus companheiros e sua profissão.” – Adolfo Kolping.