Agosto Dourado: Campanha visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno

Além da cor lilás, pelo enfrentamento à violência contra a mulher, o mês de agosto recebe também outra tonalidade, o da cor dourada. A matiz representa o padrão ouro de qualidade do leite materno e destaca a importância de conscientizar e incentivar sobre a amamentação e os seus benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Em São Gabriel do Oeste, a campanha “Agosto Dourado” será realizada pela Secretaria de Saúde da cidade em todas as Unidades de Saúde e no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, levando ações como palestras e material informativo relacionados ao tema, fazendo um alerta a gestantes e puérperas sobre a vantagem do aleitamento para o bebê e para a mãe.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

A Campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Com informações de Agência Brasil

Notícias semelhantes