Nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social, esteve participando do 1º Ciclo de Debates da Proteção Social Básica na Política de Assistência Social em Campo Grande. O evento, que encerrou no dia 16, foi realizado pela Escola do Sistema Único de Assistência Social (Suas/MS) Mariluce Bittar.
Na oportunidade, o ex-diretor do CRAS, Fábio Miranda, que assumiu a vereança no município e a assistente social, Agnis Dimeira Schreiner, estiveram representando o Centro de Referência da Assistência Social e apresentando as boas práticas da rede socioassistencial do Município. O 1º Ciclo de Debates teve a finalidade de aprofundar o conhecimento dos gestores, técnicos, assistentes e conselheiros, firmando e consolidando a assistência social como política pública e direito social para o enfrentamento das desigualdades.
Fábio falou sobre a Lei nº 1.201 de 2021, que trata sobre a Política Pública de Assistência Social do Município e o Decreto nº 2.566/2021 que regulamenta as parcerias entre o Município e as Organizações da Sociedade Civil, abordando todos os termos e parcerias já firmadas pela gestão. “Esse conjunto representa o compromisso que a Administração tem na execução de serviços socioassistenciais de proteção social básica, especial e de alta complexidade, no âmbito do SUAS”, disse.
De acordo a secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, que acompanhou a apresentação, são estas práticas e serviços de fortalecimento que servem como exemplo de políticas públicas para o apoio ao desenvolvimento de atividades assistenciais executadas por entidades. Ela reforçou que os serviços são de grande relevância pelo trabalho desenvolvido na cidade e que o Ciclo de Palestras foi uma boa oportunidade para levar aos gestores propostas e projetos que auxiliem na construção de políticas mais democráticas e sociais voltadas para o bem-estar da população.
Além da apresentação realizada pelo CRAS de São Gabriel do Oeste, o evento contou com a realização de diversas palestras com a participação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania e da Escola SUAS.
Estiveram presentes no evento, a secretária Rosane Moccelin, o vereador Fábio Miranda, a assistente social Agnis Dimeira e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Juventudes, Luciane de Souza Gonçalves.