Instalação de cooperativa em Bataguassu reforça plantio de amendoim no Estado

Foto: Plantio de amendoim em Mato Grosso do Sul - Foto: Arquivo Semagro

O avanço da diversificação da produção agrícola em Mato Grosso do Sul deu mais um sinal nesta semana.

Isso porque o município de Bataguassu, localizado a 313 km de Campo Grande, recebeu uma unidade da Casul, nesta segunda-feira (5).

A cooperativa atua no processamento do amendoim.

Hoje, o Estado é o terceiro maior produtor de amendoim do País, com uma área plantada pouco superior a 2 mil hectares, o que gerou uma produção de 7,8 milhões de toneladas e um faturamento de R$ 15,3 milhões em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, destacou que o Estado tem avançado no fomento ao cooperativismo e, no caso do amendoim, esse trabalho pode ser verificado na região do Bolsão.

Atualmente, Angélica, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Bela Vista são os principais produtores. Agora, Bataguassu inicia participação neste grupo.

Rogério Beretta disse, ainda, que é nítido o crescimento do plantio do amendoim na Costa Leste, onde há solo favorável para esse tipo de oleaginosa.

“É importante destacar que essa expansão está sendo verificada em áreas de pastagens degradadas e que estão sendo reformadas para a agricultura”, disse ele.

De acordo com Beretta, esse é o primeiro investimento da Casul em Bataguassu e a segunda unidade da cooperativa no Estado, que já tem previsto em seu planejamento a construção de uma unidade de recebimento e industrialização de amendoim na região.

“Isso, graças à nossa atuação junto ao prefeito Akira Otsubo, que já garantiu a doação de uma área de 60 mil metros para viabilizar esse empreendimento no município”, lembra o superintendente.

 

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes