A vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos, aprovada pela Anvisa na última sexta-feira (16) depende do aval do Ministério da Saúde para começar a ser aplicada nos pequenos. A expectativa é que a liberação aconteça antes das eleições, marcadas para dia 2 de outubro.
O Ministério aguarda a análise do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Programa Nacional de Imunizações, que fontes ligadas ao Governo Federal indicam que em até uma semana deve ser finalizada. Segundo o jornal O Globo, o Governo agiliza o processo para iniciar a vacinação das crianças a partir de 6 meses.
Após a liberação do Ministério da Saúde, os governos estaduais estarão aptos para definir o calendário vacinal desse novo público.
Vacina Pfizer aprovada pela Anvisa
Segundo a Anvisa, a avaliação teve início em 1º de agosto e contou com análise criteriosa da área técnica com a celeridade solicitada. Para vacinas registradas, a decisão da ampliação de indicação de uso ou faixa etária é da área técnica. Somente produtos em uso emergencial precisam de deliberação das diretorias.
Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas de sociedades médicas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.
“O olhar de especialistas externos foi um cuidado adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando, para isso, o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização”, ressaltou a Anvisa.
Na lista de especialistas que participaram da avaliaram a ampliação do uso da vacina estão a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), além da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a Anvisa já havia autorizado a indicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos.
Fonte: Jornal Midiamax