A PF (Polícia Federal) e Receita Federal do Brasil interceptaram carga de cocaína escondida em encomenda de produtos fitoterápicos, nesta quarta-feira (5). Os “remédios”, que chegaram na Unidade de Tratamento de Encomenda dos Correios de Recife (PE), saiu de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O entorpecente foi encontrado por três cães farejadores da Receita, em fiscalização de rotina nas dependências dos Correios de Recife. Foram 4,1 quilos, sendo que 1,1 quilo estava em 54 frascos dos produtos fitoterápicos entre uma montanha de caixas. Foram encontradas também 300 cédulas falsas de R$ 200 reais, totalizando R$ 60 mil.
Conforme a PF, uma das encomendas de cocaína em pó saiu de Porto Alegre (RS) e tinha como destino o estado de Alagoas. Os frascos de remédios fitoterápicos, também com cocaína, saíram de Campo Grande (MS) e tinham como destino Arcoverde (PE). Já o dinheiro falso foi enviado do São Paulo (SP), com destino a Cabedelo (PB). Trata-se da maior apreensão de dinheiro falso já realizado em Pernambuco.
Ninguém foi preso até o momento, sendo que a Polícia Federal prosseguirá nas investigações para identificar todos os envolvidos que podem responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas prevista de 3 a 15 anos de reclusão e falsificação de notas cujo crime tem uma pena de 3 a 12 anos de reclusão.
A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas – especialmente sintéticas, despachadas através de encomendas via postal. Nessas ações algumas encomendas postais são selecionadas e abertas por servidores da Receita Federal na presença de servidores dos Correios e caso seja encontrada algum indício de irregularidade em sua importação ou comercialização efetua-se a sua retenção para os devidos procedimentos legais.
Fonte: Campo Grande News