Em operação conduzida pelo MPF (Ministério Público Federal), PF (Polícia Federal) e Força Nacional, maquinários e pertences do arrendatário da Fazenda Borda da Mata, em Amambai, distante 351 quilômetros de Campo Grande, estão sendo retirados.
O local foi palco de conflito contra indígenas ocorrido em junho deste ano e que ficou conhecido como “Massacre de Guapoy”. O confronto resultou na morte de um indígena e deixou 33 feridos.
De acordo com Anderson Santos, advogado da comunidade da etnia guarani-kaiowá, que ocupa o local conhecido agora como “Retomada Guapoy”, a operação é monitorada pelas Defensorias Públicas do Estado e da União.
Estão sendo retirados da propriedade ferramentas, pulverizador, pá carregadeira e adubo. A área atualmente é ocupada por plantação de milho, cuja safra ainda não foi colhida.
Não há uma decisão se a produção será colhida ou não, uma vez que um levantamento avalia se ainda compensa retirar os grãos da área. Para isso, será marcada uma audiência para concluir a avaliação.
FONTE: CAMPO GRANDE NEWS