Agricultores familiares do Assentamento Itaqui demonstraram mais uma vez o trabalho realizado no melhoramento genético de seus bovinos de leite durante o 3º Feirão de Bezerras. O evento aconteceu no último sábado (09) na sede do Itaqui e foi promovido pela Associação Italeite com apoio com o apoio da Semagro, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sindicato Rural e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e diversos parceiros.
Durante o evento foram expostas aproximadamente 50 fêmeas (bezerras leiteiras) para demonstração e comercialização pelo grupo Italeite, formado por produtores de leite do Assentamento Itaqui e região. A programação ainda contou com a “Vitrine Bovinocultura de Leite”, onde técnicos do Senar/MS e Agraer apresentaram resultados das técnicas empregadas na cadeia de leite sul-mato-grossense, destacando a importância do associativismo e cooperativismo para bons resultados.
De acordo com Rogério Thomitão Beretta, Superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro, é fundamental que o pequeno produto faça parte de uma associação para melhorar a produtividade de sua propriedade.
“Esse é um evento de promoção do conhecimento e transferência de tecnologia, que evidência a importância de uma associação ou cooperativa. Quando nós, da equipe da Semagro, vamos destinar um trator ou uma máquina, pensamos no maior número de pessoas que serão atendidas, e a associação representa isso, um grupo de pequenos produtores buscando mais produtividade”, comentou Rogério.
Presente no evento, o prefeito de São Gabriel do Oeste Jeferson Tomazoni enalteceu a iniciativa dos produtores do Italeite e destacou o papel do poder público nas ações da comunidade. “É motivo de orgulho nós estarmos aqui hoje no 3º Feirão de Bezerras de Leite. Incentivar iniciativas como essa é fundamental para fomentar a nossa economia e gerar renda, sendo nossa função impulsionar, auxiliar e estimular os programas da agricultura familiar. A pequena propriedade quando bem administrada tem rentabilidade e através do poder público, Senai, Senar, Famasul e outras entidades o pequeno produtor tem a capacidade de agregar mais conhecimento e continuar produzindo”, explicou.
O prefeito ainda agradeceu as ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o qual encaminhou importantes investimentos para São Gabriel do Oeste e demais municípios do Estado. “Temos que agradecer ao Governo do Estado por sempre acreditar nos municípios. É um Governo municipalista e sempre nos auxilia com investimentos, programas e equipamentos, com tudo que os municípios precisam”, reforçou Jeferson.
Para o presidente da Associação Italeite, Geomar Rodrigues Dorneles, o Feirão de Bezerras está se tornando o braço forte da cadeia produtiva do leite e da Agricultura Familiar em São Gabriel do Oeste. “Desde 2018 iniciamos esse trabalho e a cada edição demonstramos o potencial do nosso rebanho. Hoje temos a satisfação de exibir um plantel de qualidade, com a participação de produtores daqui e de outras cidades de Mato Grosso do Sul”, comentou.
Além da programação técnica e da comercialização dos animais, os visitantes participaram de um almoço com churrasco em prol da construção da sede própria da Associação.
Ainda estiveram presentes no 3º Feirão de Bezerras o Vice-prefeito, Valdecir Malacarne; o Diretor Executivo da Agraer, Fernando Nascimento; o Coordenador da Agraer em São Gabriel do Oeste, Ramão Ximenes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior; os vereadores Edson Tozetto, Geraldo Rolim, Kalícia de Brito e Luizinho Freitas; o Presidente da Associação Italeite, Geomar Rodrigues Dorneles; o Presidente da Associação Renascer do Campo, Leardino Alves de Souza; e o representante do Sicredi Celeiro Centro Oeste, Daniel Campos.