Campo Grande registrou 88% do volume de chuva prevista para todo o mês de janeiro apenas nos quatro primeiros dias do mês, de acordo com Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec) de Mato Grosso do Sul. Outras sete cidades do estado tiveram mais da metade do volume de chuva esperado para todo o mês registrado nos últimos dias.
Nas primeiras 96h do ano, foram registrados 204,2 milímetros de chuva em Campo Grande. A média histórica para janeiro é de 231, 9 milímetros. Desta forma, somente nos primeiros quatro dias de 2023 a capital contabilizou 88% do previsto para todo mês de janeiro.
“Esse volume todo foi causado por uma frente aliada a um intenso transporte de umidade que chegou ao Mato Grosso do Sul”, explica a meteorologista responsável pelo Cemtec, Valesca Fernandes.
Casa fica alagada após chuva em Campo Grande. — Foto: Alysson Maruyama/TV Morena
Com 71% do esperado, a segunda cidade com maior volume de chuva registrado nos primeiros quatro dias do ano foi Coxim, no norte do estado, com 177,2 milímetros e média histórica de 248,8 milímetros.
Costa Rica teve 63% do previsto para todo o mês de janeiro registrado nos quatro primeiros dias, com 176,4 milímetros de chuva e média histórica de 278,4.
No oeste do estado, em Corumbá, choveu 57% do previsto para todo o mês, com 117,6 milímetros. Em Bela Vista, os 94 milímetros de chuva representaram 59% do esperado para janeiro.
Já em Dois Irmãos do Buriti, foi registrado precipitação de 110,4 milímetros, o que representa 54% do esperado para janeiro. Corguinho registrou 128,6 milímetros, 53% dos 243 milímetros esperados para janeiro. Enquanto Ribas do Rio Pardo, teve 52% do esperado com 120,8 milímetros.
Confira a seguir a precipitação registrada nas cidade de Mato Grosso do Sul nos primeiros quatro dias de 2023:
Chuva em Campo Grande. — Foto: Divulgação/GovernoMS
Fonte: G1 MS