A rotina diária de trabalho em Miranda, município que fica a 186 quilômetros de Campo Grande, só começava para um idoso de 70 anos. Seria mais um dia em busca de recicláveis pelas ruas da cidade. Mas a quarta-feira (06), terminou com ele sendo mais um na estatística da violência urbana.
De acordo com o delegado Pedro Cunha, o idoso foi agredido e assaltado por volta das 5h (de MS) enquanto empurrava o carrinho onde coloca os recicláveis. Um adolescente de 16 anos foi apreendido.
“Enquanto ele [idoso] catava latinhas, passou o adolescente, começou a agredi-lo. Deu socos, chutes, o derrubou no chão e pegou o celular do bolso dele. O idoso começou a gritar por socorro e o adolescente mandou ele calar a boca se não furaria ele com faca”, conta o delegado, com base nos relatos da vítima.
Após pegar o celular, o garoto fugiu e, mesmo machucado, o idoso foi até a Delegacia de Polícia Civil e registrou o que havia sofrido.
Os policiais passaram a investigar o caso e chegaram até o adolescente, que confessou ter roubado o celular. “Para usar drogas”, fala o delegado, referindo-se à troca do telefone por entorpecente para consumo.
O idoso ficou com diversas lesões. O menino foi autuado em flagrante por ato infracional análogo a crime de roubo contra o adolescente, sendo pedida a internação dele, “visando a manutenção da ordem pública tendo em vista a gravidade concreta da conduta”.