Estão abertas as inscrições para o Programa Família Acolhedora em São Gabriel do Oeste. Por meio do Serviço de Acolhimento da Secretaria de Assistência Social, as famílias cadastradas, acolhem em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato da família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.
A secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin explica que as famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança ou adolescente como um filho, mas sim a acolher e prestar cuidados durante um período de tempo determinado. “O objetivo desse Serviço não é a adoção. Ele é uma proposta diferente e visa a reintegração familiar, ou seja, o retorno da criança ou adolescente para sua própria família”, comentou Rosane.
“As famílias que desejarem prestar este serviço tão humano, devem procurar a nossa secretaria para se cadastrar. Essas pessoas serão capacitadas e habilitadas para desenvolver e prestar um papel muito importante na vida dessas crianças e adolescentes. A família será a responsável tanto pela assistência moral, quanto afetiva dos mesmos”, informou a secretária.
O acolhimento tem duração mínima de um dia e máxima de dois anos, podendo ser interrompido a qualquer momento por ordem judicial. A família que tiver seu cadastro aprovado terá uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo para auxiliar nas despesas e mais um salário mínimo por criança ou adolescente acolhido.
Para ser uma família acolhedora, é preciso ter disponibilidade de acomodação, estar em boas condições de saúde física e metal, não possuir antecedentes criminais e proporcionar convivência familiar livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
As famílias interessadas em se tornar Família Acolhedora deverão ir até a Secretaria de Assistência Social, Rua Martimiano Alves Dias, 1211, para buscar mais informações sobre o serviço nos meses de março e abril deste ano. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 3295-4177 que também é whatsapp.