A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste está promovendo durante todo o mês de abril o movimento “Abril Verde”, com o objetivo de conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A coordenadora de Programas de Saúde, Jucileia Magalhães, informou que a iniciativa está sendo realizada junto aos profissionais de saúde do município, visando promover a saúde no ambiente de trabalho.
O mês de abril é especialmente importante para a saúde do trabalhador, já que no dia 7 é comemorado o Dia Mundial da Saúde e no dia 28 é lembrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a todos os países membros. O símbolo do movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre.
O objetivo do movimento é estimular a conscientização, o debate e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no ambiente de trabalho. O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical canadense, em homenagem aos 78 trabalhadores que morreram em uma explosão em uma mina na cidade de Farminghton, nos Estados Unidos, em 1969. Rapidamente, a ideia ganhou o apoio de sindicatos de outros países e de entidades internacionais como a OIT, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados por ano no Brasil e sete brasileiros perdem a vida todos os dias em decorrência desses acidentes, totalizando uma média de 2.500 óbitos por ano no país. De acordo com a OIT, o Brasil é o quarto país do mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, perdendo apenas para a China, Estados Unidos e Rússia. Além disso, a OIT estima que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a acidentes de trabalho.
Para prevenir acidentes no trabalho, é importante manter a atenção em todas as atividades, observar o ambiente e analisar os possíveis riscos ao redor, não se expor a situações de perigo iminente, não acessar locais aos quais não se tem autorização prévia para estar presente e não ficar próximo de áreas e equipamentos sem ter um treinamento qualificado.