Em ação contra a JBS, perícia confirma dano ambiental em lago turístico de Mato Grosso do Sul

A perícia contratada em ação que pede indenização pela poluição no Córrego do Baile, em Nova Andradina, confirmou o impacto ambiental causado pela JBS no atrativo considerado turístico na região.

A ação tramita desde fevereiro de 2018, quando o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) entrou com pedido para que o frigorífico tomasse providências para cessar a poluição, bem como pagar indenização coletiva pelos danos ambientais causados.

No decorrer do processo, uma perícia chegou a ser realizada no local da indústria. No entanto, a JBS pediu a invalidação do parecer. Contudo, a perícia confirmou os impactos ambientais pontuais no córrego — usado pelas famílias nova-andradinenses nos momentos de lazer.

‘Alterações temporárias e pontuais’

A perita constatou impactos ambientais pretéritos — ou seja, alterações temporárias e pontuais — decorrentes de lançamentos irregulares de efluentes líquidos e resíduos sólidos nos anos de 2013 e 2014. O documento diz que o problema ocorreu devido a falhas operacionais no sistema de tratamento de efluentes do frigorífico e do curtume da JBS.

Entretanto, a perícia considera que não houve dano ambiental. As falhas causaram problemas pontuais na qualidade da água e solo, mas que foram sanados com mitigação posterior.

“Em síntese: houve impacto ambiental pretérito, devidamente mitigado e sanado, não restando dano ambiental a ser reparado ou indenizado”, resume o documento judicial.

corrego jbs
Córrego do Baile, em Nova Andradina. (Reprodução)

Ibama já havia multado JBS em R$ 600 mil

Em fiscalização no ano de 2014, o Ibama aplicou multa de R$ 600 mil à JBS por lançar resíduos e poluir o Córrego do Baile, em Nova Andradina.

Laudos laboratoriais demonstraram que os efluentes lançados pelo frigorífico estavam fora dos padrões permitidos para serem despejados no córrego.

Tudo começou após denúncia de moradores, que utilizavam o córrego para se banharem. Assim, houve várias reclamações de que havia mau cheiro no local e de que os banhistas ficavam com a pele engordurada.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes